Negócios

TAP anuncia que fará voos de Lisboa para Campinas

A empresa aérea portuguesa TAP anunciou hoje que em meados deste ano vai começar a voar três vezes por semana de Lisboa para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo. Será a primeira empresa estrangeira a ter ligações do exterior para Campinas. "Hoje o maior mercado emissor do Brasil é São […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

A empresa aérea portuguesa TAP anunciou hoje que em meados deste ano vai começar a voar três vezes por semana de Lisboa para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo. Será a primeira empresa estrangeira a ter ligações do exterior para Campinas. "Hoje o maior mercado emissor do Brasil é São Paulo. Em seguida vem o interior de São Paulo e em terceiro lugar o Rio de Janeiro. Vamos ter vantagem competitiva para o público do interior do Estado", disse Luís da Gama-Mor, vice-presidente comercial da TAP.

Segundo ele, outra razão para iniciar os voos para Viracopos é o esgotamento do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. "Guarulhos não tem mais espaços, não vão abrir mais slots (autorizações de pouso e decolagem)", diz Mor. Ele conta que ainda não está fechada a data em que vão começar os voos para Campinas, mas deverá ser entre junho e julho.

Com os novos voos para Viracopos, a TAP passará a ter 70 frequências semanais para o Brasil. "Somos líderes no transporte de brasileiros para a Europa e de europeus para o Brasil", afirmou. Segundo Mor, a abertura de linhas internacionais para Viracopos deverá ser seguida por outras empresas internacionais. No ano passado, o aeroporto de Campinas teve um crescimento de 1 milhão para 3 milhões no fluxo de passageiros.

O fato de Viracopos ter sido escolhido como plataforma de operações da companhia aérea Azul poderá ajudar a dar maior ocupação aos voos da empresa portuguesa. No entanto, ainda não há um acordo para repassarem passageiros entre as empresas. "Estamos conversando com a Azul sobre isso. Provavelmente, quando abrirmos Viracopos já teremos um acordo".

Balanço

O anúncio da abertura dos voos para Viracopos ocorreu na apresentação do balanço de 2009 da empresa. Como consequência da crise, no ano passado a TAP teve 8,44 milhões de passageiros transportados, 3,4% a menos do que em 2008. Nesse período, o número de passageiros para o Brasil foi 3,6% inferior ao do ano anterior. No entanto, observou-se uma recuperação nos últimos meses de 2009 do destino Brasil - no último trimestre houve um expansão de 6,7% comparado com o mesmo período de 2008 e, em dezembro de 2009, o número de passageiros foi 11,5% superior ao mesmo mês do ano anterior.

Nos voos de longo curso, o Brasil é o principal destino da empresa. Quatro dos cinco voos de longa duração com mais passageiros são para aeroportos brasileiros: Lisboa-São Paulo teve 201.000 passageiros; Lisboa-Rio alcançou 191.000; Lisboa-Luanda (Angola), 178.000; Lisboa-Fortaleza, 128.000; e Lisboa-Salvador, 126.000.

O único destino brasileiro que tem uma média inferior de ocupação é Natal, mas a empresa não tem em vista desistir dos voos para a cidade. Segundo Mor, pontualmente são feitos ajustes do número de voos para o Rio Grande do Norte para garantir maior rentabilidade.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Maior youtuber do mundo compra o Linkedin dos criadores de conteúdo

Distrito de inovação de Recife com mais de 400 startups, Porto Digital abre filial na Europa

Sebrae e EXAME se unem para fomentar o empreendedorismo feminino no Brasil

Pellet feed: conheça o minério verde que promete ser o futuro sustentável da mineração