PLAYSTATION VR: óculos de realidade virtual da Sony chega as lojas nesta quinta-feira / Yuya Shino/Getty Images
Da Redação
Publicado em 12 de outubro de 2016 às 19h39.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h06.
Os óculos de realidade virtual chegaram com a promessa de mudar a forma como as pessoas veem vídeos, jogam e interagem umas com as outras na internet, mas, até agora, tudo continua como uma promessa. Nesta quinta-feira a companhia de entretenimento e de eletrônicos Sony espera mudar essa realidade com o lançamento de seu óculos Playstation VR.
Pesquisas mostram que muitas pessoas não entendem como a tecnologia da realidade virtual funciona e não estão interessadas em testá-la. Até aqui, os grandes concorrentes da Sony não conseguiram convencer o público. O criador do Facebook, Mark Zuckerberg disse na última semana que o Oculos Rift – o óculos de realidade virtual da companhia que começou a ser vendido em abril – teve “um começo um pouco lento”. Segundo ele, uma média um milhão de pessoas usam o equipamento – de qualquer marca – a cada mês.
Especialistas acreditam que a Sony pode mudar este cenário já que seu óculos é conectável com seu aparelho de vídeo game PlayStation 4 (PS4), presente em mais de 43 milhões de casas ao redor do mundo. Já a maioria dos aparelhos dos concorrentes, incluindo os óculos do Facebook, precisa se conectar a um computador potente para funcionar. Além disso, os óculos da Sony custam 399 dólares – 200 dólares a menos do que seu concorrente mais barato – e a companhia espera que ao menos 50 jogos estejam disponíveis para o PlaysStation VR até o fim do ano.
Quase 80% do lucro da empresa vem da divisão do PlayStation, que vende mais que o concorrente Xbox One, da Microsoft. Se tudo seguir como planejado, o PlayStation VR fará com que a Sony continue na frente.