Exame Logo

10 empresas que anunciaram investimentos recentemente

Seja para crescer organicamente ou para começar a operar no país, veja as companhias que farão investimentos por aqui

Aposta (Stock.xchng)

Daniela Barbosa

Publicado em 29 de maio de 2013 às 15h15.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h35.

São Paulo – O mercado brasileiro está no radar de diversas companhiasde diferentes partes do mundo. O país vive um momento ímpar economicamente e está chamando atenção de algumas empresas que querem aproveitar o bom momento Nos últimos dois meses, diversas companhias anunciaram que pretendem investir nas suas operações no por aqui, outras querem investir para começar a operar no país. Veja, a seguir, dez companhias que farão investimentos por aqui nos próximos anos:
  • 2. Pão de Açúcar

    2 /11(ALEXANDRE BATTIBUGLI)

  • Veja também

    Em abril, o grupo Pão de Açúcar anunciou que planeja investir mais de 2 bilhões de reais neste ano. A proposta foi aprovada pelo conselho de administração da varejista e a decisão foi unanime entre os conselheiros presentes na reunião.  Os aportes previstos para o ano serão destinados para abertura de novas lojas, aquisição de terrenos, conversão de lojas, reformas, infraestrutura em tecnologia da informação e logística.
  • 3. Coca-Cola

    3 /11(Justin Sullivan/Getty Images)

  • Também em abril, a Coca-Cola anunciou que vai investir 1 bilhão de reais na construção de uma nova fábrica de bebidas no Rio de Janeiro. O plano é que a unidade, que ficará localizada em Duque de Caxias, entre em operação em 2014. A fábrica terá capacidade para produzir 1,2 bilhão de litros de bebidas por ano e visa a atender o aumento de demanda esperado durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016

  • 4. Fiat

    4 /11(Chris Weeks/Getty Images)

    A Fiat anunciou um novo plano de investimentos no Brasil, que soma 15 bilhões de reais até 2016. Parte do dinheiro já fazia parte do plano anterior, de 2011 a 2014, foram somados a 6 bilhões de reais adicionais ao montante. O dinheiro será usado na produção de automóveis, caminhões, colheitadeiras, autopeças e motores no país.

  • 5. Ambev

    5 /11(Arquivo)

    No início do mês, a Ambev assinou o protocolo de intenções para a construção de uma fábrica de cervejas na cidade de Uberlândia, no Estado de Minas Gerais. Os investimentos previstos na unidade são de 550 milhões de reais e fazem parte do aporte de até 3 bilhões de reais previsto para o ano.
    Com a nova unidade, a Ambev somará quatro fábricas no estado mineiro. As outras ficam localizadas em Contagem, Sete Lagoas e Juatuba.
  • 6. General Motors

    6 /11(Getty Images)

    A General Motors confirmou investimentos de 2,5 bilhões de reais na planta da cidade de São José dos Campos no interior de São Paulo. A montadora e a prefeitura do município anunciaram, na última terça-feira,  um acordo que visa atrair investimentos para a cidade. Segundo Carlos Moan, diretor de relações institucionais da GM, era essencial que São José dos Campos atendesse a quatro pilares para ter chances de receber os 2,5 bilhões de reais de investimentos para a planta da indústria na cidade. A montadora considera que foram atendidos os itens de incentivos fiscais, infraestrutura para a readequação da fábrica e um distrito industrial para fornecedores pela prefeitura.

  • 7. Caterpillar

    7 /11(Scott Olson/Getty Images)

    No início deste mês, a Caterpillar anunciou que irá investir 20 milhões de reais para construir uma unidade da empresa destinada à remanufatura. O local escolhido para abrigar a nova fábrica foi a cidade de Piracicaba, no interior paulista. O trabalho de remanufatura ocorre após o fabricante receber um componente original que não está mais em condições de uso - como bombas de água, cabeçotes e conjuntos montados de camisa, pistão, biela e anéis.
  • 8. Volkswagen

    8 /11(Divulgação)

    A Volkswagen anunciou  um plano de investimentos de 8,7 bilhões de reais para o Brasil. O montante será destinado à capacitação e desenvolvimento de novos produtos e tecnologia no Brasil. Os investimentos estão previsto até 2016.
  • 9. Sony

    9 /11(Toru Hanai/Reuters)

    A Sony vai investir 500 milhões de reais no mercado brasileiro até 2014 para aumentar a produção e ampliar os aportes no marketing de produtos nas áreas de áudio, vídeo e games. A companhia dobrou de tamanho no país nos últimos três anos e está pegando carona na Copa do Mundo para lançar produtos especialmente desenvolvidos para as necessidades do brasileiro.
  • 10. Odebrecht

    10 /11(Drawlio Joca/EXAME.com)

    A Odebrecht pretende investir 15 bilhões de reais entre os anos 2013 a 2015, sendo que 6 bilhões de reais deverão ocorrer no Brasil e restante em outros países. Segundo Marcelo Odebrecht, presidente da companhia, do montante investido 5 bilhões de reais serão destinados para operações no setor de energia, sendo 80% no exterior e 20% no Brasil. O restante será aplicado em áreas de infraestrutura, entre elas rodovias e portos, 5 bilhões de reais serão destinados ao Brasil.
  • 11. Agora, veja os anúncios de demissões em massa feitos em maio

    11 /11(Andrew Burton/Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:DiversificaçãoInvestimentos de empresas

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame