Negócios

Samsung enfrenta situação ruim com TVs

Fragilidade da economia mundial prejudicou a demanda por televisores e computadores

TV de led da Samsung: lucro operacional e faturamento da empresa ficarão abaixo do esperado pelo mercado (Arquivo)

TV de led da Samsung: lucro operacional e faturamento da empresa ficarão abaixo do esperado pelo mercado (Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

Seul - As projeções de lucro decepcionantes da Samsung Electronics causaram preocupações quanto a uma possível desaceleração devido à queda dos preços de seus principais produtos, motivando queda de suas ações após o fim de uma sequência de resultados trimestrais recordes da empresa.

A maior fabricante mundial de chips de memória, que tradicionalmente supera até mesmo as mais otimistas das projeções do mercado, está enfrentando perspectivas desfavoráveis, já que uma economia mundial frágil prejudicou a demanda por televisores e computadores.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) antecipa que o crescimento mundial se reduza a 4,2 por cento no ano que vem, ante a previsão de 4,8 por cento para este ano, devido aos problemas nas economias avançadas.

A Samsung, que também é a segunda maior fabricante mundial de celulares e a líder no mercado de LCD, estimou que seu lucro operacional e faturamento ficarão abaixo do consenso do mercado para o período de julho a setembro.

"O desempenho dos painéis de cristal líquido (LCD) e dos televisores parece pior que o esperado e a pressão de queda nos resultados só vai crescer com a queda nos preços dos chips e os cortes de preços mais altos pelos fabricantes de televisores", disse o analista Chung Young-woo, da Korea Investment & Securities.

"A alta sazonal que costuma acontecer na demanda devido às festas de final de ano será menor, desta vez, e uma recuperação no faturamento é improvável antes do início do ano que vem", acrescentou.


A Samsung, primeira empresa de tecnologia de alcance mundial a apresentar números preliminares para os resultados do trimestre encerrado em setembro, pode servir como referência aos investidores de tecnologia, em companhia da Intel e da AMD, que divulgam seus balanços na semana que vem.

A Samsung se saiu bem na disputa com a rival Micron nos chips e manteve a liderança nos televisores em disputa contra a Sony e a Panasonic.

Os analistas prevêem queda do lucro da Samsung a 4 trilhões de won no trimestre em curso, e que se mantenha por volta desse nível até o segundo trimestre do ano que vem devido aos preços baixos dos chips e telas planas.

As ações da Samsung, empresa de tecnologia da Ásia com maior valor de mercado, caíram 2,9 por cento nesta quinta-feira.

A empresa informou que prevê lucro operacional no trimestre encerrado em setembro de 4,8 trilhões de won (4,3 bilhões de won), na faixa de 4,6 trilhões a 5 trilhões de won, abaixo do consenso do mercado de 5,2 trilhões de won, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

Isso seria uma queda de 4 por cento em relação ao recorde de 5 trilhões de won no trimestre anterior, mas 14 por cento acima dos 4,2 trilhões de won registrados um ano antes.

O balanço oficial da Samsung será divulgado no final de outubro.

Leia mais notícias sobre a Samsung

Siga as notícias do site EXAME sobre Negócios no Twitter


Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaSamsungTelevisãoTVVendas

Mais de Negócios

Cartões UnionPay emitidos no exterior podem ser vinculados ao Alipay e WeChat Pay

De olho na Black Friday, Shein abre área no aeroporto de Guarulhos para acelerar entregas

Autoridade chinesa aprova criação da Beijing BNP Paribas Tian Xing Insurance

'McDonald's da construção civil' recebe aporte milionário para popularizar obra à moda Lego