Negócios

Samsung abre unidade no quintal da Nokia, na Finlândia

Coreana abriu um novo centro de pesquisa e desenvolvimento em Espoo, cidade que abriga a sede da rival finlandesa

Samsung invade território da Nokia: movimento reforça a ascensão da companhia sul-coreana sobre sua rival finlandesa (Dado Ruvic/Reuters)

Samsung invade território da Nokia: movimento reforça a ascensão da companhia sul-coreana sobre sua rival finlandesa (Dado Ruvic/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 08h45.

Helsinque - A Samsung abre um novo centro de pesquisa e desenvolvimento na cidade que abriga a sede da Nokia nesta quinta-feira, um movimento que reforça a ascensão da companhia sul-coreana sobre sua rival finlandesa, antiga líder de mercado de celulares inteligentes.

A nova unidade da Samsung, a primeira da companhia na região nórdica, ficará em Espoo, Finlândia. Detalhes sobre o quadro de funcionários e planos de investimento devem ser anunciados mais tarde.

A investida acontece depois que outras empresas de tecnologia abriram centros de pesquisa e desenvolvimento no país, incluindo a chinesa Huawei e a norte-americana Intel. A empresas procuraram se beneficiar da alta concentração de engenheiros e desenvolvedores de software na região, muitos dos quais já trabalharam na Nokia ou em negócios relacionados à empresa.

Nos últimos anos, a Nokia teve que cortar recursos, dispensando milhares de funcionários e vendendo o edifício-sede de aço e vidro em Espoo, passando a alugá-lo para preservar caixa.

Dados de mercado apontam a Samsung como atual líder no mercado de telefonia global, posição previamente ocupada pela Nokia. A dominância da empresa vem sendo particularmente exercida no rentável segmento de smartphones, com a vendas de mais aparelhos no primeiro trimestre do que suas quatro competidoras diretas combinadas.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaNokiaSamsungSmartphones

Mais de Negócios

11 franquias mais baratas do que viajar para as Olimpíadas de Paris

Os planos da Voz dos Oceanos, nova aventura da família Schurmann para livrar os mares dos plásticos

Depois do Playcenter, a nova aposta milionária da Cacau Show: calçados infantis

Prof G Pod e as perspectivas provocativas de Scott Galloway

Mais na Exame