Negócios

Saldo com exportações do setor gráfico cai 60%

Indústria culpa o câmbio e a China pelo declínio verificado nos primeiros cinco meses do ano. Desempenho externo, combinado ao ritmo mais fraco da economia como um todo, altera projeção de crescimento do setor em 2005 de 8,7% para 7,3%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A balança comercial de produtos gráficos recuou 60% no acumulado do ano, comparada ao resultado de janeiro a maio do ano passado. O setor obteve com suas transações externas um saldo positivo de 17,9 milhões de dólares, ante 43,7 milhões em mesmo período de 2004. As exportações recuaram 25% e as importações cresceram 8%.

Para a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), os principais motivos para esse desempenho são a valorização do real ante o dólar e a competição chinesa. A Abigraf ressalta dificuldades nas vendas de embalagens -- 75% de queda das exportações no período analisado --, e de cadernos -- com recuo de 37%.

Tendo em vista o fraco ritmo da atividade econômica no primeiro semestre e a queda das exportações do setor, a Abigraf alterou sua projeção de crescimento da indústria gráfica em 2005 de 8,7% para 7,3%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Eles transformaram a maior dor do varejo em negócio — e vão faturar R$ 350 milhões

Porque 80% dos pequenos negócios devem adotar IA no marketing até 2026, segundo relatório

LG quer liderar a transformação de espaços físicos com ecossistemas conectados

A executiva que tornou mais tecnológico um dos camarotes mais disputados da Sapucaí