Exame Logo

Rupert Murdoch está mais perto de comprar a Dow Jones

Parte da família Bancroft, que controla o grupo de mídia, declara apoio à oferta do dono da News Corp

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

O magnata australiano Rupert Murdoch, controlador da News Corp, está mais perto de comprar o grupo de mídia Dow Jones, cujo principal produto é o jornal americano The Wall Street Journal. Parte da família Bancroft, que controla a Dow Jones, mudou de posição e declarou apoio à oferta de 60 dólares por ação, apresentada em maio. O valor total do negócio pode alcançar 5 bilhões de dólares.

Os Bancroft detêm 64,2% dos votos na assembléia de acionistas da Dow Jones, e seus interesses estão dispersos por vários trusts. A parte da família que passou a apoiar Murdoch está agrupada em um trust que possui 9,1% dos votos. De acordo com reportagem do próprio WSJ, não se sabe ainda se todos os membros desse ramo votarão a favor da oferta, já que o trust também é integrado por Christopher Bancroft, um ferrenho opositor do acordo.

Veja também

Se a adesão for completa, esse ramo elevará para 38% o total de voto dos Bancroft favoráveis à venda. Além disso, cerca de 29% das ações da Dow Jones estão em mãos do mercado, e a expectativa é de que esses minoritários votarão maciçamente pelo negócio. Assim, Murdoch teria uma larga margem de votos na assembléia que decidirá a questão.

Desde o anúncio da oferta, os Bancroft tentam elevá-la, embora o valor proposto represente um prêmio de 67% sobre a cotação dos papéis na véspera do comunicado. A News Corp deu sinais de que poderia abandonar a negociação, o que ajudou a vencer a resistência de parte da família. Além disso, o conselho de administração da Dow Jones propôs a criação de um fundo para pagar as comissões dos assessores envolvidos no acordo, como o Merrill Lynch e o escritório de advocacia Hemenway Barnes. A News Corp também assumiria essas taxas, que podem atingir 30 milhões de dólares. Esse fundo também ajudou a persuadir os Bancroft.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame