Negócios

Reestruturação aumenta prejuízo da GM

Perda chegou a 3 bilhões de dólares no segundo trimestre do ano

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A General Motors registrou uma perda líquida de 3,18 bilhões de dólares no segundo trimestre devido aos custos relacionados a suas iniciativas de reestruturação. De acordo com o jornal americano The Wall Street Journal, a GM havia registrado no mesmo período do ano passado um prejuízo de 987 milhões de dólares.

Entre os gastos especiais com a reestruturação, a GM teve de desembolsar cerca de 3,7 bilhões de dólares com adesões ao plano de demissão voluntária e aposentadorias. A ainda não resolvida venda de uma participação de 51% na financeira GMAC também contribuiu para a perda. Descontados esses itens especiais, o resultado da montadora foi um lucro líquido de 1,2 bilhão de dólares.

Na América do Norte, excluindo itens não recorrentes como esses, a GM teve prejuízo de 85 milhões de dólares, 1,1 bilhão menor do que o apurado no segundo semestre de 2005. Com o resultado, a montadora elevou a meta anual para a economia conseguida com redução de custos estruturais na região, de 8 bilhões de dólares para 9 bilhões. "Fizemos progresso sólido em implementar nosso plano de reaquecimento na América do Norte na primeira metade do ano", afirmou o presidente da companhia, Richard Wagoner Jr.

Nos negócios mundiais da companhia, a receita cresceu 12% no segundo trimestre do ano, para 54,4 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

11 franquias mais baratas do que viajar para as Olimpíadas de Paris

Os planos da Voz dos Oceanos, nova aventura da família Schurmann para livrar os mares dos plásticos

Depois do Playcenter, a nova aposta milionária da Cacau Show: calçados infantis

Prof G Pod e as perspectivas provocativas de Scott Galloway

Mais na Exame