Negócios

Presidente da Vale indica Tito Martins para Finanças

Segundo comunicado à imprensa, o atual diretor financeiro Guilherme Cavalcanti deixará a diretoria executiva

A proposta será encaminhada ao Conselho de Administração na quinta-feira, dia 24, e mantém o número de diretorias executivas em sete (Divulgação)

A proposta será encaminhada ao Conselho de Administração na quinta-feira, dia 24, e mantém o número de diretorias executivas em sete (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2011 às 20h46.

São Paulo - O presidente da Vale, Murilo Ferreira, vai submeter ao Conselho de Administração da mineradora proposta de nova estrutura da diretoria executiva da empresa, alçando Tito Martins ao comando da área financeira da empresa.

Segundo comunicado à imprensa, o atual diretor financeiro Guilherme Cavalcanti deixará a diretoria executiva. Não está claro, no documento, se Cavalcanti sai da empresa.

Tito Martins ocupa atualmente o cargo de diretor executivo de Operações de Metais Básicos e era cotado para assumir a presidência da Vale no lugar de Roger Agnelli, que foi substituído por Ferreira neste ano.

Segundo a Vale, a reestruturação tem como objetivo "definir um modelo de operação com papéis e responsabilidades claros por unidade de negócios".

"Este modelo contribuirá para alcançar os objetivos de crescimento e consolidação dos negócios, buscando o fortalecimento da Vale", acrescentou.

A proposta será encaminhada ao Conselho de Administração na quinta-feira, dia 24, e mantém o número de diretorias executivas em sete abaixo da presidência.


A diretoria de Metais Básicos, e agora também de Tecnologia da Informação, será liderada por Peter Poppinga, desde 2009 vice-presidente na Ásia-Pacífico com a mesma função.

A diretoria executiva de Fertilizantes passará a cuidar também do negócio de Carvão. Nela, Mário Barbosa dá lugar a Eduardo Bartolomeo, que deixa a extinta diretoria executiva de Operações Integradas.

Outro que está deixando a diretoria da mineradora é Eduardo Ledsham, que cuidava de Exploração, Energia e Projetos. A diretoria com esse nome desaparece e surge a de Implantação de Projetos de Capital, a ser chefiada por Galib Chaim --responsável pela implantação do projeto da Vale de carvão em Moçambique.

José Carlos Martins, até agora diretor executivo de Marketing, Vendas e Estratégia, assume o comando de uma diretoria batizada de Minério de Ferro e Estratégia.

A nova diretoria proposta de Logística e Pesquisa Mineral ficará sob comando de Humberto Freitas, que presidiu a Valesul entre 2003 e 2007.

A diretoria de Recursos Humanos continua sob responsabilidade de Vania Somavilla.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasExecutivosgestao-de-negociosMineraçãoRotatividadeSiderúrgicasVale

Mais de Negócios

Esta empresa de saúde de SC capta R$ 5,7 milhões para tratar aneurismas com nova tecnologia

China Investe US$ 11 bi para estimular demanda interna com troca de bens em 2025

De olho na Faria Lima, este russo criou um Uber de luxo com carros blindados

Por que Sam Altman está perdendo dinheiro com o ChatGPT?