Negócios

Possível venda de ativos da Telecom Italia desperta interesse de empresas

Entre os mais cotados nas apostas estão grupos financeiros e a alemã Deutsche Telekom, diz Financial Times

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A perspectiva de venda de alguns ativos da Telecom Italia está aguçando o interesse de grupos financeiros e de telecomunicações. Segundo o jornal britânico Financial Times, só a divisão de telefonia móvel do grupo - que inclui as operações da TIM no Brasil - vale cerca de 35 bilhões de euros (cerca de 44,4 bilhões de dólares).

O jornal diz que grupos de investimentos como Blackstone e Carlyle já manifestaram interesse em bens do grupo Telecom Italia. Mas há também rumores de que a Deutsche Telekom (DT) estaria de olho na divisão de telefonia móvel da companhia. "Mas mesmo que a TIM esteja à venda, a DT sabe que este é um ativo caro, envolvido em um mercado difícil", afirmou uma fonte próxima à alemã.

Kai-Uwe Ricke, presidente da Deutsche Telekom, é um contumaz defensor da ampliação da presença internacional da companhia, mas tem reforçado que apenas países em que o grupo já está estabelecido seriam considerados - a Itália é o maior mercado europeu no qual a companhia de telecomunicações alemã ainda não está ativo. No entanto, a oportunidade inesperada de ganhar posição no mercado pode fazer com que o presidente Ricke preste atenção na TIM - assim dizem as fontes ouvidas pelo Financial Times.

Outra empresa cotada para disputar a telefonia móvel da Telecom Italia é a Telefônica. A espanhola, porém, já declarou que "não há possibilidade" de haver interesse nos ativos da italiana, e acrescentou que a única aquisição planejada é a da fatia de 50% da Vivo que ainda não possui - uma metade hoje nas mãos da Portugal Telecom. A Vivo, operadora de telefonia celular que atua no Brasil, possui 30 milhões de usuários no país e 43% do mercado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

As 15 cidades com mais bilionários no mundo — e uma delas é brasileira

A força do afroempreendedorismo

Mitsubishi Cup celebra 25 anos fazendo do rally um estilo de vida

Toyota investe R$ 160 milhões em novo centro de distribuição logístico e amplia operação