Negócios

Portugal Telecom lança nova empresa no Brasil

A brasileira Mobitel, que pertence ao grupo Portugal Telecom (PT) - controladores da Telesp Celular -, está separando suas operações de pager e de contact center (o novo jargão para call center ou centro de atendimento aos clientes). Criou uma nova empresa, a Dedic, que irá atuar no mercado nacional de contact center, estimado pela […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A brasileira Mobitel, que pertence ao grupo Portugal Telecom (PT) - controladores da Telesp Celular -, está separando suas operações de pager e de contact center (o novo jargão para call center ou centro de atendimento aos clientes). Criou uma nova empresa, a Dedic, que irá atuar no mercado nacional de contact center, estimado pela empresa em 3 bilhões de reais.

Primeiro investimento da PT no Brasil, feito em 1991, a Mobitel se consolidou como uma das principais empresas de pager do país, quando esse tipo de serviço atingiu seu ápice de utilização, em 1997. Naquele ano, a Mobitel contabilizou 300 mil usuários, contra os atuais 25 mil usuários. Em seguida, o aparelho perdeu terreno para os celulares e a empresa diversificou seus serviços. Passou a gerenciar call centers para empresas da própria PT, como a Telesp Celular, a Global Telecom (operadora celular do Paraná) e a PrimeSys. O negócio deu tão certo que o faturamento gerado por estes serviços chega a 90% (65 milhões de reais por ano) do total da empresa.

Esta receita de 65 milhões de reais corresponde a 80% do total faturado pela Dedic. Os outros 20% do faturamento vêm de clientes externos, recém adquiridos, como o Hopi Hari, a Prodent, a Megadata e a Unidas Rent a Car. "Os clientes internos deverão corresponder a apenas 50% do faturamento em 2003", afirma Miguel Cui, presidente da Dedic e da Mobitel. "Nossa estimativa de participação no mercado para o ano que vem é de 10%", diz.

Cui afirmou ainda que foram investidos 1 milhão de reais no lançamento da nova empresa, que teve sua marca criada pela agência DPZ. A Mobitel, com faturamento de 6 milhões de reais, continua no mercado como operadora de pager.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Na Hope, peças mais acessíveis atraem novo público — e resultado histórico

'Efeito Ozempic': indústria alimentícia já aposta em refeições menores — e mais nutritivas

Maior youtuber do mundo compra o Linkedin dos criadores de conteúdo

Distrito de inovação de Recife com mais de 400 startups, Porto Digital abre filial na Europa