Negócios

Pilgrim's Pride compra Moy Park da JBS por US$ 1,3 bilhão

Transação é avaliada em cerca de 1 bilhão de dólares e será financiada por uma combinação de uso de caixa, crédito e notas de financiamento subordinadas

Moy Park irá operar como uma unidade de negócios dentro da Pilgrim's (Divulgação/Divulgação)

Moy Park irá operar como uma unidade de negócios dentro da Pilgrim's (Divulgação/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 11 de setembro de 2017 às 08h46.

Última atualização em 11 de setembro de 2017 às 12h57.

São Paulo - A processadora de carne de frango norte-americana Pilgrim's Pride informou que comprou a Moy Park da brasileira JBS em um negócio avaliado em cerca de 1 bilhão de dólares.

O negócio será financiado por uma combinação de uso de caixa, crédito e notas de financiamento subordinadas, disse a Pilgrim's. A transação avalia a Moy Park (enterprise value) em cerca de 1,3 bilhão de dólares, segundo a empresa.

Em nota, a Pilgrim's esclareceu que a operação foi aprovada unanimamente por um comitê especial "formado inteiramente por diretores independentes eleitos para o conselho em votação controlada por acionistas não filiados à JBS".

Em 2009, a JBS tornou-se acionista majoritária da Pilgrim's ao adquirir uma fatia controladora por 2,8 bilhões de dólares.

Segundo o presidente-executivo da Pilgrim's, Bill Lovette, a compra da Moy Park está alinhada com os objetivos de expansão global da companhia.

"A aquisição nos dá acesso aos atraentes mercados do Reino Unido e Europa, o que é um avanço em nossa estratégia de diversificação de portfólio para nos tornarmos mais globalizados enquanto reduzimos a volatilidade em nosso negócio", afirmou Lovette em comunicado.

A Moy Park fornece 25 por cento da carne de frango consumida na Europa Ocidental, informa o site da empresa, que é uma das 10 maiores empresas alimentícias do Reino Unido, tendo 13 unidades de processamento e produção na Irlanda do Norte, Inglaterra, França, Países Baixos e Irlanda.

A Moy Park está entre os ativos colocados à venda pela JBS para ajudar sua holding, a J&F Investimentos, a pagar por uma enorme multa após a companhia se envolver em um grande escândalo de corrupção no Brasil.

Em 20 de junho, a JBS anunciou um plano de desinvestimentos que a permitiria levantar até 6 bilhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:acordos-empresariaisCarnes e derivadosEmpresasJBSNegociações

Mais de Negócios

Hotel, parque e outlet: conheça a rede que vai investir R$ 500 mi em megacomplexo na Paraíba

Eles transformaram uma moto financiada num negócio milionário de logística

Nestlé fecha parceria para colocar Kit Kat nas lojas da Brasil Cacau

Da mineração ao café: as iniciativas sustentáveis da Cedro para transformar a indústria