Negócios

Petrobras fecha acordo para venda de nafta a Braskem

O contrato tem prazo de cinco anos, a um preço 102,1% acima da referência da cotação da nafta no mercado europeu


	Petrobras: a nafta é o principal insumo petroquímico para a fabricação dos produtos de segunda geração do setor
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Petrobras: a nafta é o principal insumo petroquímico para a fabricação dos produtos de segunda geração do setor (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de dezembro de 2015 às 10h42.

Rio de Janeiro - A Petrobras aprovou e assinou nessa quarta-feira (23) novo contrato de longo prazo com a Braskem, para o fornecimento de 7 milhões de toneladas por ano de nafta petroquímica.

Segundo nota divulgada pela estatal, o contrato tem prazo de cinco anos, a um preço 102,1% acima da referência da cotação da nafta no mercado europeu, a ARA (Amsterdã, Roterdã e Antuérpia).

Foi acordado ainda dispositivo que permite, a partir de 2018, a renegociação das condições comerciais condicionada a ocorrências de mercado pré-determinadas.

O valor do preço a ser cobrado pela Petrobras pelo fornecimento da nafta petroquímica vinha sendo alvo de polêmica nos últimos cinco anos, período em que as empresas chegaram a assinar cinco contratos aditivos ao anterior para que o fornecimento do insumo não fosse interrompido.

A nafta é o principal insumo petroquímico para a fabricação dos produtos de segunda geração do setor, como o plástico, o solvente e as resinas.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasBraskemQuímica e petroquímicaEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoIndústria do petróleoEuropaCombustíveisacordos-empresariais

Mais de Negócios

‘Nunca tínhamos visto uma inflação assim’, diz presidente da Nestlé Brasil sobre o cacau e café

28 franquias baratas a partir de R$ 5.000 para trabalhar de casa (e no interior)

CEOs estão usando tênis com a marca da empresa. O motivo? Estratégia de negócios

Chico Rei nasceu num quarto, quase foi processada pelo Milton Nascimento, e hoje faz R$ 35 milhões