Acompanhe:
seloNegócios

Petrobras e sindicato negociam vagas de emprego que foram pivô da greve

Fábrica de fertilizantes no Paraná foi fechada e 396 funcionários foram demitidos, o que levou à paralisação de quase um mês

Modo escuro

Continua após a publicidade
Petrobras: funcionários da petroleira entraram em greve no início de fevereiro (Sergio Moraes/Reuters)

Petrobras: funcionários da petroleira entraram em greve no início de fevereiro (Sergio Moraes/Reuters)

E
Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de fevereiro de 2020 às, 18h32.

Última atualização em 27 de fevereiro de 2020 às, 18h32.

Representantes da Petrobras e da Federação Única dos Petroleiros (FUP) estão reunidos com o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra, em Brasília, para negociar o futuro dos empregados da Araucária Nitrogenados (Ansa), no Paraná. O Sindiquímica-PR também participa da reunião.

A estatal anunciou o fechamento da Ansa no dia 14 de janeiro e o início das demissões a partir do dia 14 deste mês. A empresa informou o desligamento de 396 funcionários. A FUP fala em mais 600 empregados indiretos, o que totaliza 1 mil desempregados com o encerramento da fábrica de fertilizantes.

A proposta do sindicato é que eles sejam transferidos para outras unidades da Petrobras. "Nada justifica as demissões de empregados de uma empresa 100% Petrobras quando a falta de efetivo, muitas vezes denunciada pela FUP nas reuniões das comissões, tem colocado vidas em risco nas unidades operacionais diariamente", afirmou a federação em nota divulgada em sua página na internet.

A Petrobras argumenta que não é possível incorporar os empregados da Ansa porque não são concursados. A reunião desta quinta é a segunda intermediada pelo ministro Gandra e diz respeito especificamente à Ansa.

Outra aconteceu na última sexta-feira, 21, durante a qual a estatal e sindicalistas chegaram a um consenso sobre alguns pontos do acordo coletivo e consequências para os funcionários e sindicatos pelos 20 dias de greve deste mês.

A FUP diz que a paralisação está suspensa, mas não foi cancelada. "Ainda há muito o que ser feito pela garantia dos empregos dos petroleiros da Araucária Nitrogenados (Fafen-PR), que estão com as demissões suspensas até o dia 6 de março", afirmou.

Últimas Notícias

Ver mais
Como as greves dos funcionários do Banco Central afetam as fintechs
Um conteúdo Bússola

Como as greves dos funcionários do Banco Central afetam as fintechs

Há um dia

Haddad diz que Rio pode usar dívida da Petrobras em negociação com a União
Economia

Haddad diz que Rio pode usar dívida da Petrobras em negociação com a União

Há um dia

Petrobras busca solução harmoniosa para inclusão de diesel R em PL do governo, diz diretor
Brasil

Petrobras busca solução harmoniosa para inclusão de diesel R em PL do governo, diz diretor

Há 2 dias

Petrobras diz que tributos e participações governamentais pagos em 2023 somam R$ 240,2 bi
seloMercados

Petrobras diz que tributos e participações governamentais pagos em 2023 somam R$ 240,2 bi

Há 2 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais