Negócios

Enéas Pestana vai comandar Pão de Açúcar

São Paulo - O Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar elegeu hoje para diretor-presidente Enéas César Pestana Neto, até então diretor-vice-presidente executivo de Operações Sênior. Essa posição será extinta, conforme a nova estrutura organizacional da companhia, que conta também com a nomeação de José Antônio Filippo para o cargo de diretor executivo financeiro. […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

São Paulo - O Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar elegeu hoje para diretor-presidente Enéas César Pestana Neto, até então diretor-vice-presidente executivo de Operações Sênior. Essa posição será extinta, conforme a nova estrutura organizacional da companhia, que conta também com a nomeação de José Antônio Filippo para o cargo de diretor executivo financeiro.

"Estou muito satisfeito e convicto de que completamos o trabalho de profissionalização do Grupo Pão de Açúcar", diz em nota o presidente do conselho, Abílio Diniz. Segundo ele, a nova estrutura representa a conclusão do trabalho iniciado em 2003 e que contou, há dois anos, com a contratação de Claudio Galeazzi como executivo-chefe (CEO), tendo a missão de preparar um presidente a partir do quadro interno.

Galeazzi continuará a participar da companhia com projetos conduzidos por sua assessoria, a Galeazzi & Associados, incluindo o processo de integração do Ponto Frio (Globex) e da Casas Bahia, entre outros.

Conforme o comunicado, Pestana terá sob sua gestão direta quatro vice-presidências, ocupadas atualmente por Claudia Elisa Soares, Hugo Bethlem, José Roberto Tambasco e Ramatis Rodrigues; mais a divisão do GPA Malls & Properties, liderada por Caio Mattar; e a diretoria financeira, com Filippo, que por sua vez chefia as áreas de contabilidade, controladoria, tributária, tesouraria, jurídica e relações com investidores.

Pestana, formado em ciências contábeis, entrou no Pão de Açúcar em 2003, tendo atuado anteriormente na GP Investimentos e Dasa (Diagnósticos da América S/A). Filippo, engenheiro civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem pós-graduação em Finanças pelo IAG/PUC-RJ e especialização em gestão e liderança pelo Ibmec e Harvard Business School. Antes do Pão de Açúcar, passou por CPFL Energia, Gafisa, Reinolds Latasa e Ingersoll-Rand.

Acompanhe tudo sobre:ComércioEmpresasEmpresas abertasEmpresas francesasExecutivosPão de AçúcarSupermercadosVarejo

Mais de Negócios

EXCLUSIVO: Natura prepara primeiro fundo de investimentos em startups; anúncio ocorrerá nesta semana

Essa startup quer fazer R$ 25 milhões com comida para pets que até você pode comer

Não invista em uma franquia sem antes responder a estas 4 perguntas

Conectarh discute como levar a Gestão Estratégica de Pessoas à mesa do CEO

Mais na Exame