Taipei - Quando Jason Chen assumiu o cargo de CEO da Acer Inc. há um ano, ele recebeu uma lista de três páginas dos problemas, classificados por cores, da moribunda fabricante de computadores. Ele guardou o memorando em uma gaveta e não lhe deu atenção.
Ao invés disso, preferiu se concentrar nos aspectos positivos. Chen, 53, elaborou um plano de 100 dias após ler livros sobre a recuperação da International Business Machines Corp. e da Japan Airlines Co. Ele se reuniu com funcionários na sede da Acer em Taipei para compartilhar suas ideias e partiu para o exterior para levantar o moral.
Na contramão das previsões de queda no setor de computadores, à medida que os consumidores passam a usar aparelhos portáteis, a Acer está apostando em modelos de última geração, como laptops baratos com o software Chrome, da Google Inc., e híbridos de tablet e laptop, ao mesmo tempo em que se expande aos telefones e à computação na nuvem. Como as ações da empresa subiram 17 por cento no ano passado, Chen considera que o pior já passou e prevê que as vendas vão voltar a crescer.
“Toda e qualquer empresa tem muitos problemas”, disse Chen em entrevista na sede da Acer. “Presto muito mais atenção aos pontos fortes da companhia e a como podemos utilizá-los para agarrar as oportunidades”.
A Acer não viu muito do tipo de otimismo de Chen nos últimos tempos. Nos três anos antes que ele chegasse, as ações da empresa despencaram 80 por cento, enquanto o mercado de computadores declinava e os lucros evaporavam. A empresa acabou assumindo US$ 450 milhões em amortizações, e a equipe administrativa anterior pediu demissão.
Chromebook
A Acer tem experiência na área “não muito confortável” de fabricação de computadores, disse Chen. Ao invés de mudar para áreas totalmente diferentes, ele quer realizar melhorias estáveis dentro do setor de computadores ao mesmo tempo em que se expande para áreas relacionadas. Ao explorar o negócio principal, Chen disse que a renda anual da Acer voltará a crescer neste ano, pela primeira vez em cinco anos.
“A recuperação está praticamente concluída”, disse ele. Neste ano, “já não falaremos de reviravolta”.
Para a Acer, sua principal oportunidade está no novo mercado de Chromebooks – laptops de baixo custo, que utilizam o sistema operacional da Google e dispensam drives internos de armazenamento caros –. A Acer tem cerca de 35 por cento desse mercado, de acordo com a empresa de pesquisa International Data Corp., e o crescimento das cifras na categoria vai aumentar essa sorte. A companhia anunciou o que disse ser o primeiro Chromebook de 15,6 polegadas do setor no dia 3 de janeiro, em Las Vegas.
Notebooks conversíveis
Os Chromebooks não vão ser “a cura de todos os males”, disse Bryan Ma, analista de informática da IDC em Cingapura.
“É possível que ajudem a estabilizar as coisas para que a empresa possa entrar nos eixos no curto prazo”, disse ele. “Essencialmente, a grande questão é como eles pretendem lidar com outras categorias de produtos, além dos computadores”.
Os notebooks conversíveis – cujo teclado pode ser desmontado para que se transformem em tablets – possibilitam que a Acer atenda os consumidores que estão trocando os computadores pelo iPad, da Apple Inc. Além disso, modelos de alta gama ajudarão a empresa a atrair a multidão de jogadores que ainda não desistiu completamente dos computadores.
A Acer também está se aventurando com smartphones. A partir de uma base pequena, a companhia triplicou as vendas nos três últimos anos e pretende manter o foco firme, explorando distintos mercados e estratégias para encontrar uma fórmula de sucesso.
Essa abordagem moderada e de pequena escala possibilitará que a Acer escape da onda de concorrência exacerbada que provavelmente vai acabar com os rivais, disse Chen. Ela também vai ajudar a empresa a sobreviver o suficiente para realizar o sonho de Stan Shih, fundador da Acer, de desenvolver o ecossistema de computação na nuvem concebido por ele há uma década.
O sol e a sombra
Embora Chen não quisesse avaliar seu próprio desempenho durante o primeiro ano, os investidores e clientes já compraram a conversa de vendas. O preço das ações, a participação de mercado e as remessas da Acer já aumentaram, e os analistas estão projetando que a receita do quarto trimestre mostrará o primeiro lucro desde junho de 2012.
“Acredito piamente que se encararmos o sol e corrermos o mais rápido possível em direção a ele, a sombra sempre estará atrás da gente”, disse Chen. “Mas se ficarmos olhando para a sombra, ela vai se tornar maior, porque o sol se põe”.
-
1. Teclado de computador
zoom_out_map
1/12 (AFP)
São Paulo - Com o tempo, o
computador vai ficando cheio e perdendo cada vez mais desempenho. Mas, antes de pensar em trocar de máquina, que tal tentar fazer uma “faxina” na sua? Nesta seleção de programas, você encontra 10 ferramentas gratuitas para Windows e Mac que devem ajudar a deixar seu computador funcionando como novo. São desinstaladores de aplicativos inúteis, exterminadores de arquivos desnecessários e muitos mais.
-
2. CCleaner
zoom_out_map
2/12 (Reprodução)
Toda vez que um site é acessado, um programa é instalado e um arquivo é criado, o Windows e o Mac criam vários arquivos automaticamente. São arquivos temporários e de memória cache, que podem ocupar uma quantidade razoável de espaço no HD e deixar o computador mais lento. A função do CCleaner é vasculhar cada cantinho do Windows e do Mac em busca desses arquivos inúteis. O programa também limpa o histório de navegação e some com os rastros deixados por programas que foram desinstalados da máquina.
[Baixe o CClaner para Windows no Downloads INFO] [Baixe o CClaner para Mac no Downloads INFO]
-
3. JetClean
zoom_out_map
3/12 (Reprodução)
O JetClean é uma solução de uso simples para otimizar o desempenho de computadores com Windows. Com um clique, o programa faz uma varredura completa pelo HD, encontrando arquivos temporários, erros no registro do SO, problemas no uso de memória RAM e mais. Com outro clique, o JetClean conserta tudo isso, limpando também os dados dos navegadores e liberando espaço na memória RAM. Se quiser, ainda dá para escolher o que deseja manter na máquina antes da verificação – uma função útil caso você queira preservar o histórico de navegação do Firefox, por exemplo. O aplicativo ainda conta com ferramentas para desfragmentar o disco, desinstalar softwares e otimizar a inicialização do Windows, definindo quais sofware são executados.
[Baixe o JetClean para Windows pelo Downloads INFO]
-
4. Revo Uninstaller
zoom_out_map
4/12 (Reprodução)
Depois de desinstalados com a função de Alterar/Remover Programas do Windows, muitos aplicativos deixam uma série de rastros para trás. Se acumulados, ele podem ocupar bastante espaço no HD e ainda deixar a máquina bem desorganizada e lenta. Para evitar que isso aconteça, o Revo Uninstaller é a solução. O programa apresenta quatro modos diferentes de desinstalação. No mais básico, ele apenas remove o software desejado do computador. Mas, nos mais avançados, faz a desinstalação completa de outros aplicativos, verificando cada canto do HD em busca de arquivos relacionados ao programa e também procurando por alterações no registro do Windows.
[Baixe o Revo Uninstaller para Windows pelo Downloads INFO]
-
5. AppCleaner
zoom_out_map
5/12 (Reprodução)
Apesar da facilidade de desinstalação de programas nos Macs, vários arquivos relacionados aos aplicativos removidos continuam armazenados na máquina. Para evitar que eles se acumulem e afetem o desempenho do computador, a dica é usar o AppCleaner.
O software basicamente substitui a lixeira do Mac. Assim, quando for desinstalar algo, basta arrastar o ícone para a janela do AppCleaner, que faz uma varredura rápida no HD e apresenta os arquivos relacionados ao programa. Você pode até escolher se quer manter alguns deles antes de remover tudo definitivamente.
[Baixe o AppCleaner para Mac pelo Downloads INFO]
-
6. Mem Reduct
zoom_out_map
6/12 (Reprodução)
Este pequeno utilitário para Windows monitora e pode reduzir o uso de memória no PC, melhorando consideravelmente o desempenho. O Mem Reduct faz isso informando ao usuário quando a memória está começando a ficar sobrecarregada. Na tela do próprio programa, dá para tentar o uso dela, limpando algumas áreas da RAM e evitando lentidão e um possível travamento do Windows. Ao clicar para visualizar o uso de memória, você encontra todas as informações e a porcentagem de uso da memória. Para otimizar o desempenho do PC, basta clicar no botão “Iniciar a otimização de Memória RAM”. Nesta seção existem quatro opções para limpar a memória, e após selecionar todas as áreas desejadas, basta clicar em “Start” e aguardar os resultados.
[Baixe o Mem Reduct para Windows pelo Downloads INFO]
-
7. Startup Master
zoom_out_map
7/12 (Reprodução)
Muitos programas instalados no PC acabam indo para a lista de inicialização do Windows. Alguns deles, mais pesados, comprometem – e muito – a velocidade, fazendo com que o computador leve vários minutos para ficar pronto para o uso. Mas, com a ajuda do Startup Master, o problema deve ser resolvido. Com uma interface bem simples, o programa mostra uma lista com todos os programas que iniciam junto com o PC. Para desativar algum deles, basta selecionar o aplicativo desejado e clicar no botão "Disable". O usuário também pode optar por deletar o arquivo da lista de inicialização pelo botão "Delete" ou fazer com que ele demore mais para iniciar com o botão "Delay".
[Baixe o Startup Master para Windows no Downloads INFO]
-
8. PC Decrapifier
zoom_out_map
8/12 (Reprodução)
Computadores novos também podem sofrer com lentidão, especialmente aqueles que já vem com uma série de programas pré-instalados, os crapware. Como muitos desses aplicativos são inúteis, você pode removê-los com a ajuda do PC Decrapifier. O programa, que não requer instalação, exibe em uma lista todos esses programas. Cabe a você selecionar quais deseja manter e quais pretende eliminar para sempre do computador. O PC Decrapifier não é útil apenas em PCs novos, já que também pode remover barras de ferramentas de navegadores, entre outras coisas.
[Baixe o PC Decrapifier para Windows no Downloads INFO]
-
9. Magican
zoom_out_map
9/12 (Reprodução)
O Magican é um utilitário gratuito para Mac capaz de monitorar, limpar e otimizar o desempenho do computador.
O aplicativo pode funcionar como uma ferramenta completa para quem deseja configurar e personalizar o uso do computador de maneira segura. Ele permite realizar limpeza de pastas inúteis, verificar a temperatura do PC, e outros dados do disco ou desempenho da máquina. Além dos diversos recursos para turbinar o Mac, o Magican também possui uma seção que alerta sobre atualizações de aplicativos instalados. Assim, caso haja algum app da Mac App Store com nova versão, o usuário poderá baixá-lo automaticamente. [Baixe o Magican para Mac no Downloads INFO]
-
10. MV RegClean
zoom_out_map
10/12 (Reprodução)
Depois de instalar e desinstalar programas no Windows, o registro do sistema operacional fica cheio de erros. Isso acaba deixando o sistema lento, já que esse registro poluído continua sendo usado por quase todos os outros aplicativos.
Com o RegClean, essas falhas devem ser resolvidas rapidamente. O software rastreia todo o sistema e depois cada entrada do registro e por que ela está sendo removida. Ele também deve acabar com arquivos inúteis de vários, especialmente os temporários, liberando espaço no HD da máquina. Se quiser, ainda dá para abrir o Editor de Registro pelo próprio programa para algum ajuste manual. [Baixe o MV RegClean para Windows pelo Downloads INFO]
-
11. UltraDefrag
zoom_out_map
11/12 (Divulgação)
Com o uso, a movimentação de arquivos e a instalação e desinstalação de programas, o HD do Windows acaba ficando com várias lacunas, dificultando a leitura e acesso a informações dentro dele. Uma desfragmentação com o UltraDefrag deve resolver estes problemas. O programa oferece três funções ao usuário: Analisar, para que o aplicativo saiba como está a situação do disco; Desfragmentar, para começar o processo de desfragmentação; e Otimizar, que é um processo mais rápido e simples para melhorar a leitura do HD.
[Baixe o UltraDefrag para Windows no Downloads INFO]
-
12. Veja agora os melhores aplicativos para Android de 2012
zoom_out_map
12/12 (Google)