Negócios

OCDE critica projeto europeu de taxar gigantes digitais

França, Alemanha, Itália e Espanha apresentaram, na semana passada, um projeto para conseguir que as grandes empresas digitais paguem mais impostos

Google: (Justin Sullivan/Getty Images)

Google: (Justin Sullivan/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 13 de setembro de 2017 às 17h11.

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) criticou nesta quarta-feira um projeto de vários países europeus para taxar os gigantes da internet pois essa seria apenas "uma solução temporária".

França, Alemanha, Itália e Espanha apresentaram, na semana passada, um projeto para conseguir que as grandes empresas digitais paguem mais impostos que atualmente por suas atividades na Europa.

Muitos países europeus denunciam o fato de que companhias como Amazon, Apple, Facebook e Google fogem de pagar impostos instalando-se em países da União Europeia onde são menos taxadas, como a Irlanda.

Os impactos às empresas são calculados sobre os lucros, mas o projeto europeu explora a possibilidade de taxar o faturamento.

"Um imposto sobre o faturamento seria apenas uma solução temporária", garantiu nesta quarta-feira Pascal Saint-Amands, diretor do centro de política e administração fiscal da OCDE durante uma audição no Parlamento francês, garantindo que, de forma geral, "os impostos sobre o faturamento são uma besteira".

Segundo ele, esse tipo de imposto pode recair em empresas que têm grande receita, mas não têm lucros, como é o caso da Netflix, que atualmente registra prejuízo.

Acompanhe tudo sobre:Empresas de internetImpostosOCDEUnião Europeia

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem