Sun Valley: o verão dos bilionários

Os Estados Unidos são famosos por seus acampamentos de verão, e um em especial reúne boa parte do pib de tecnologia do país. No decorrer desta semana acontece o “acampamento dos magnatas”, organizado pelo banco de investimentos Allen & Co, no discreto Resort de Sun Valley, em Idaho. O custo médio é de 530 dólares por noite. A cidade recebeu nove jatos de 65 milhões de dólares e mais de 100 babás foram contratadas para dar apoio aos convidados. Estão lá, entre outros, Mark Zuckerberg, do Facebook, Elon Musk, da Tesla, e até o primeiro ministro canadense Justin Trudeau.

Desde a primeira edição na década de 1980, o evento reúne todo ano mais de 300 executivos, celebridades e políticos para mesas de discussões sobre a indústria e, mais importante ainda, acordos de negócios nos bastidores. Há mais de 20 anos, em 1995, a Disney adquiriu a companhia de mídias CapCities/ABC por 19 bilhões de dólares três semanas depois da conferência. Em 2006, o então presidente do Google, Eric Schmidt, trombou com Chad Hurley, cofundador do Youtube. Três meses depois, a empresa foi comprada por 1,6 bilhão de dólares. Em 2013, Jeff Bezos, da Amazon, fechou por ali a compra do jornal Washington Post. Bezos, aliás, está de novo em Idaho.

Desta vez, o mercado de tecnologia pode estar à beira de uma nova onda de consolidações iniciada com a compra da rede social LinkedIn pela Microsoft, por 26 bilhões de dólares. De quebra, Bob Iger, presidente da Disney, responsável por grandes aquisições como Pixar, Marvel e LucasFilm nos últimos anos, procura um substituto – ele sairá em 2018. Jack Dorsey, cofundador e atual presidente do Twitter, também está de olho em potenciais negócios, e potenciais salvadores. Philippe Dauman, do império de mídia Viacom, luta para manter o controle da empresa. Jeffrey Katzenberg passeia pelo Sun Valley com 1,5 bilhão de reais no bolso após vender o estúdio Dream Works. Emoção não deve faltar.

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.