Com uma fortuna avaliada em 69 bilhões de dólares, mais uma vez o mexicano Carlos Slim liderou o ranking das pessoas mais ricas do mundo, elaborado pela revista Forbes. A fortuna de Slim caiu 3 bilhões de dólares, na comparação com o ranking do ano passado. O empresário é o dono de mais de 200 empresas mexicanas. Além da América Móvil, negócio responsável por cerca de 60% de sua fortuna, o portfólio inclui companhias aéreas, bancos, restaurantes, construtoras, participações em lojas de departamento e até no jornal The New York Times.
O pai da Microsoft aparece como segundo homem mais rico do mundo, de acordo com ranking da Forbes. Com fortuna avaliada em 61 bilhões de dólares, Bill Gates está aposentado desde 2008 e hoje dedica boa parte do seu tempo à filantropia. Durante mais de uma década, o empresário liderou o ranking da Forbes como mais rico do mundo. A posição, no entanto, foi perdida, em 2007, quando Slim conquistou a posição e desde então vem oscilando entre as três primeiras posições. A fortuna de Gates cresceu 5 bilhões de dólares na comparação com o ranking anterior.
Um dos melhores amigos de Bill Gates, o mega investidor Warren Buffett também aparece entre os dez mais ricos do mundo. Com uma fortuna avaliada em 44 bilhões de dólares, Buffett ocupa a terceira posição no ranking da Forbes, a mesma do ano passado. A fortuna de Buffett caiu 6 bilhões de dólares em relação ao último ranking divulgado pela revista americana.
O francês Bernard Arnault é o homem mais rico do continente europeu e o quarto no mundo. Com fortuna avaliada em 41 bilhões de dólares, o empresário francês é um dos principais acionistas do império de luxo LVMH, companhia que ocupa o posto de CEO, além de ter participação relevante na varejista francesa Carrefour.
Seu fortuna avaliada pela Forbes permaneceu a mesma na comparação com o ano passado.
A fortuna de Amancio Ortega, dono da Inditex, grupo que detém a marca Zara, Massimo Dutti e Stradivarius, saltou de 31 bilhões de dólares para 37,5 bilhões de dólares, segundo a Forbes.
O empresário espanhol ocupa a quinta posição no ranking da revista americana. Em 2011, ele era o sétimo da lista. Além de varejo de moda, ele possui negócios nos setores imobiliário, de turismo e financeiro.
O fundador da Oracle, Larry Ellison, tem fortuna avaliada em 36 bilhões de dólares e ocupa a sexta posição entre os mais ricos. Em 2011, o empresário ocupou a quinta posição entre as pessoas mais ricas do mundo, segundo a Forbes. Ellison fundou a Oracle em 1977, enquanto trabalhava em uma empresa de processamento de dados. Seu primeiro protótipo foi vendido para a CIA. A empresa desenvolveu tecnologia para a Amazon e também para o eBay.
Eike Batista é o primeiro brasileiro a aparecer no ranking da Forbes e tem fortuna avaliada em 30 bilhões de dólares. Eike ganhou uma posição na comparação com o último ranking e ocupa agora a sétima posição entre os dez mais ricos. A fortuna do empresário permaneceu a mesma na comparação com a última lista. O brasileiro é dono do conglomerado EBX, que reúne companhias de mineração, petróleo, energia, logística, imóveis, turismo e entretenimento. A maior parte da sua fortuna vem da OGX, que iníciou neste ano o teste de longa duração para exploração do petróleo.
Stefan Persson é presidente da Hennes & Mauritz (H&M) e a oitava pessoa mais rica do mundo, segundo a revista americana Forbes. Com fortuna avaliada em 26 bilhões de dólares, Persson saltou da 13º posição para oitava posição entre as pessoas com maiores fortunas.
Li Ka-shing é o homem mais rico da China e o nono do mundo. Com fortuna avaliada em 25,5 bilhões de dólares, Ka-shing saltou da 11º posição no ano passado para a nona posição neste ano, segundo ranking da Forbes.
A Pixeon, uma das maiores health techs da América Latina, oferece soluções digitais para melhorar a gestão de saúde em hospitais e clínicas — e agora está usando IA em tudo isso