Negócios

Nortel tem caminho livre para sair da falência

A decisão coordenada permitirá o reembolso de fornecedores, aposentados no Canadá, agências governamentais e fundos de investimento ainda este ano

Nortel: o juiz lamentou que o "caso não tenha sido resolvido mais cedo sem a despesa adicional e atraso causado pelo litígio" (Norm Betts/Bloomberg)

Nortel: o juiz lamentou que o "caso não tenha sido resolvido mais cedo sem a despesa adicional e atraso causado pelo litígio" (Norm Betts/Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 24 de janeiro de 2017 às 21h28.

Wilmington - Juízes de Delaware e Canadá aprovaram nesta terça-feira um plano para pagar mais de 7 bilhões de dólares a credores da Nortel Networks, pondo fim a anos de litígio sobre a antiga empresa de telecomunicações que entrou em falência em 2009.

As decisões do juiz de falências Kevin Gross em Wilmington, Delaware, e Frank Newbould do Tribunal Superior de Justiça de Toronto encerram um dos mais longos e mais caros casos do chamado Chapter 11, marcados por batalhas sobre os fundos levantados pela liquidação da empresa.

Newbould lamentou que o "caso não tenha sido resolvido mais cedo sem a despesa adicional e atraso causado pelo litígio".

A decisão coordenada permitirá o reembolso de fornecedores, aposentados no Canadá, agências governamentais e fundos de investimento ainda este ano.

A Nortel foi uma das maiores fabricantes de equipamentos de telecomunicações do mundo, com 93 mil funcionários e valor demercado de 250 bilhões de dólares no auge da bolha de internet nos anos 1990.

Acompanhe tudo sobre:CanadáFalências

Mais de Negócios

‘Nunca tínhamos visto uma inflação assim’, diz presidente da Nestlé Brasil sobre o cacau e café

28 franquias baratas a partir de R$ 5.000 para trabalhar de casa (e no interior)

CEOs estão usando tênis com a marca da empresa. O motivo? Estratégia de negócios

Chico Rei nasceu num quarto, quase foi processada pelo Milton Nascimento, e hoje faz R$ 35 milhões