Negócios

Nissan irá desenvolver produtos para a Chrysler

Montadora japonesa busca novos mercados para sair do prejuízo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A montadora japonesa Nissan anunciou nesta sexta-feira que irá desenvolver produtos para as concessionárias das marcas controladas pela Chrysler LLC (Chrysler, Jeep e Dodge). Os novos produtos serão comercializados na América do Sul.  Além disso, para o ano que vem, a fabricante japonesa disse que irá fornecer um carro pequeno para a montadora norte-americana.

Segundo a Nissan, o compacto seria uma versão do modelo Versa, equipado com um motor 1.8 de baixos consumo e emissão de carbono. O valor do investimento não foi revelado. A parceria é uma forma das montadoras se recuperarem, já que a Chrysler luta há dois anos para sair do vermelho e a Nissan registrou queda de 24% nas suas ações, nos últimos 12 meses.

O negócio entre a montadora japonesa e americana estaria alinhado com a estratégia da Nissan de produzir veículos mais rápidos e mais econômicos, pois, diante do alto preço do petróleo, os consumidores americanos estão buscando novas alternativas. A parceria também ajudaria a acelerar a expansão das vendas internacionais.

O intercâmbio de serviços seria uma forma de aproveitar as especialidades de cada uma para aumentar a competitividade de ambas, já que as companhias possuem perfis complementares: a Nissan é reconhecida pela sua experiência em carros compactos, econômicos em uso de combustíveis e a Chrysler destaca-se na fabricação de grandes caminhonetes. No entanto, o acordo, se limita ao desenvolvimento de produtos e, não, envolve participação uma na outra.  Nesta manhã, as ações da Nissan chegaram a registrar queda de 5% na Bolsa de Tóquio.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Veja o que a Revo faz para garantir segurança em dobro a bordo de seus helicópteros

No "Vale da Eletrônica", evento de inovação e negócios deve movimentar mais de R$ 30 mi

Em busca dos R$ 4 bilhões em receita, farmacêutica paranaense dá primeiro passo para ir para fora

ApexBrasil e EXAME lançam o prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2024. Inscreva-se

Mais na Exame