Negócios

Natura espera fechar compra da The Body Shop em 26 de junho

Acordo ainda segue condicionado a aprovações regulatórias, notadamente no Brasil e nos Estados Unidos

The Body Shop: acordo ainda segue condicionado a aprovações regulatórias, notadamente no Brasil e nos Estados Unidos (Jason Alden/Bloomberg/Bloomberg)

The Body Shop: acordo ainda segue condicionado a aprovações regulatórias, notadamente no Brasil e nos Estados Unidos (Jason Alden/Bloomberg/Bloomberg)

E

EFE

Publicado em 20 de junho de 2017 às 10h01.

Última atualização em 20 de junho de 2017 às 12h43.

Rio de Janeiro - A Natura anunciou nesta terça-feira que a francesa L'Oréal aceitou sua oferta de 1 bilhão de euros pelo controle da britânica The Body Shop.

Em um comunicado enviado à Bolsa de Valores, a Natura assegurou "ter concluído de maneira favorável o processo de consulta ao conselho de funcionários (comitê central da empresa L'Oréal) com relação à aquisição, pela companhia ou por uma das suas subsidiárias, de 100% das ações de emissão da The Body Shop International Plc".

A assinatura do contrato está prevista para 26 de junho em Londres, mas a operação ainda precisa da aprovação dos órgãos reguladores no Brasil e nos Estados Unidos.

A Natura anunciou no início deste mês uma negociação exclusiva com a L'Oréal, que qualificou como "um passo decisivo na internacionalização de seus negócios".

"Natura e The Body Shop sempre caminharam juntas. A complementaridade da presença internacional, o uso da biodiversidade, a ética na gestão, a relação justa com as comunidades nativas e o uso intensivo da inovação são dimensões da nova etapa que queremos iniciar", assegurou na época Guilherme Leal, co-presidente do conselho de administração da Natura.

Ambas as companhias se caracterizaram pelo uso de ingredientes naturais em seus produtos, pela defesa de causas ambientais e pela rejeição aos experimentos em animais.

A Natura foi fundada em 1969 por Luiz Seabra, seu maior acionista, e é a maior empresa de cosméticos do país.

A The Body Shop, que tem cerca de 3 mil pontos de venda nos 66 países em que opera, foi fundada em 1976 por Anita Roddick e vendida em 2006 para a L'Oréal. O seu faturamento no ano passado foi de 920,8 milhões de euros. A companhia britânica, no entanto, enfrentou dificuldades nos últimos anos pela queda das vendas, que foi de 4,8% em 2016.

"Com esta operação, a Natura passará a ter três marcas com forte identidade: a própria Natura, Aesop e The Body Shop. É um movimento que fortalece a consistência de nossa estratégia de internacionalização e de diversificação de marcas e canais", afirmou João Paulo Ferreira, presidente da Natura.

A companhia brasileira calcula que sua integração com a The Body Shop dará nascimento a um grupo com um faturamento consolidado de R$ 11,5 bilhões, 17 mil funcionários, 3.200 lojas e uma catálogo com mais de 2 mil produtos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasNaturaFusões e AquisiçõesThe Body Shop

Mais de Negócios

Após 13 anos focada em veículos, seguradora bilionária abre nova frente para dobrar de tamanho

Ozempic ou Mounjaro? Veja quem domina as respostas do ChatGPT sobre canetas emagrecedoras

Depois de Honey, Apple e Fire, Jack Daniel’s aposta na amora-preta

De sete anos de prejuízo à disputa por compradores: a virada da Medquímica