Exame Logo

Não basta ser líder, é preciso agir como tal. Mas, afinal, como agir como um líder?

As habilidades e características de um bom líder, por José Antonio Franco Ferrari, professor associado da Fundação Dom Cabral

Um líder não nasce pronto, pode ser treinado e aprimorado em algumas habilidades, mas já deve trazer consigo algumas características de sua personalidade. Entre elas, gostaria de mencionar o prazer de se trabalhar com gente (bom relacionamento interpessoal), o espírito de justiça, bom poder de decisão, versatilidade e bom caráter (Alexey Yaremenko/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2022 às 08h00.

No mundo que vivemos hoje, onde a complexidade é fortemente crescente, as organizações necessitam cada vez mais de lideranças que consigam guiá-las nas direções corretas. Nesta situação, os líderes devem apresentar habilidades robustas de gestão e liderança para conseguir entregar os resultados cada vez mais difíceis de serem alcançados.

Como é a definição de um bom líder?

Um bom líder transforma as organizações para atingir os resultados necessários, através das pessoas que o seguem.

Veja também

A frase de Abraham Lincoln, ex-presidente dos Estados Unidos, demonstra claramente o importante papel de um líder nos dias de hoje: “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. Esta é uma missão bastante desafiadora.

Assine a EMPREENDA e receba, gratuitamente, uma série de conteúdos que vão te ajudar a impulsionar o seu negócio.

Quais habilidades e características ele deve ter?

Então, para um bom desenvolvimento de um líder, quais são as habilidades que ele precisa desenvolver e quais são as características que ele já deveria ter?

Um líder não nasce pronto, pode ser treinado e aprimorado em algumas habilidades, mas já deve trazer consigo algumas características de sua personalidade.

Entre elas, gostaria de mencionar o prazer de se trabalhar com gente (bom relacionamento interpessoal), o espírito de justiça, bom poder de decisão, versatilidade e bom caráter.

Com estas características, se espera ter ótima matéria-prima para ser um bom líder.

A partir destas características, temos que buscar quais seriam os próximos passos que um líder deveria desenvolver. Existem dois pontos fundamentais (em ordem de prioridade): confiança mútua e espírito de time.

Em primeiro lugar, é preciso que ele desenvolva confiança mútua, dele para com o time e do time para com ele. É a primeira habilidade a ser conquistada por ambos: o líder e o time. Sem esta característica, não há como um líder se desenvolver e se tornar bom nesta tarefa.

Na sequência, o líder tem que demonstrar que irá trabalhar para o time e não para ele, ou seja, irá trabalhar diariamente com espírito de equipe, priorizando as ações que beneficiam o todo.

As 5 práticas para virar um bom líder — e quando utilizar cada uma delas

Com relação ao desenvolvimento da confiança mútua, seguem alguns passos que julgo serem essenciais:

O que deve ser evitado pelos líderes

Da mesma forma que a confiança mútua é a primeira habilidade a ser conquistada pelo líder e pelo time, a quebra da confiança é também a principal força de destruição deste relacionamento.

A partir do momento que se perde a confiança de um lado ou do outro, não haverá mais relacionamento saudável entre as partes e, dificilmente, o líder conseguirá restabelecer seu bom relacionamento para com o time a curto prazo. Líderes que quebram a confiança, dificilmente conseguem reconquistá-la.

O segundo ponto fundamental é o líder trabalhar com espírito de time. Neste aspecto, o líder deve influenciar as pessoas a trabalharem priorizando os resultados para as organizações, para o time e por último, para o líder.

Por onde começar a liderar o time

No livro “Como se tornar um líder servidor” de James C. Hunter, há uma ótima definição sobre liderança com espírito de time: “A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter”.

Assim, seguem alguns passos para detalharmos a liderança com espírito de time:

Desta forma, com confiança mútua e com liderança baseada em espírito de time, o líder solidificará suas bases de liderança para, na sequência, progredir em outras áreas de gestão e se tornar um grande líder.

Por que a confiança do time é tão importante

Por outro lado, há total necessidade de o líder manter fortemente a ação com integridade, com total confiabilidade e com espírito de time. Se por algum pequeno momento ele não agir assim, será percebido e a confiança depositada nele pode ser quebrada.

Com isso, pode-se acabar com seu respeito e sua liderança, colocando a organização numa situação de risco. Isto é bem explicado, pois para ganhar a confiança de alguém ou de um time, leva-se um bom tempo, porém a perda de confiança não demora um segundo.

Manter a confiança do time é um valor inestimável e por isto tem que ser preservado a todo custo.

O cargo de liderança deve ser ocupado por alguém que seja o exemplo. Isto é fundamental.

Assim, a partir do momento que este líder haja seguindo os bons preceitos de liderança, ele irá manter sua confiança perante o time.

Com uma liderança fortalecida, haverá mais resultados expressivos para a organização e, com isto, a organização ficará cada vez mais forte e pronta para o crescimento contínuo.

VEJA TAMBÉM:

Como formar lideranças femininas na sua empresa — e as vantagens disso
Intraempreendedorismo: parceira da Exame lança masterclass gratuita sobre tema; saiba como assistir
Sem falar inglês, ele trabalhou em canteiros de obras nos EUA. Hoje tem um negócio de R$ 1,1 bi

Acompanhe tudo sobre:Fundação Dom CabralGestãoGestão de pessoasLiderançaTrabalho em equipe

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame