Vale e Petrobras vão atuar juntas em Moçambique
Memorando de entendimento marca início dos estudos de exploração de gás natural
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
A Companhia Vale do Rio Doce e a Petrobras firmaram parceria nesta terça-feira (10/1) para a exploração, produção e transporte de gás natural em Moçambique. As duas gigantes brasileiras já têm atividades no continente africano e a parceria abre oportunidades de outros negócios.
"Moçambique é um país com grande potencial de energia ainda não explorado e, neste momento, de gás natural", diz o presidente da Vale, Roger Agnelli. "A Vale quer viabilizar minas de carvão em Moçambique e avaliar outros negócios no país."
A Petrobras também tem interesse em avaliar e desenvolver oportunidades e negócios, principalmente nas áreas de exploração e produção dessa fonte de energia.
"Estamos hoje na Tanzânia, Nigéria, Angola e Níbia. Pensamos, agora, no leste africano, que tem tradição em gás natural. E a Vale já está lá minerando", afirma o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.
Em novembro de 2004, a empresa venceu a concorrência para exploração de carvão em Moatize, na região central do país. A intenção é fazer do projeto uma das maiores províncias carboníferas não exploradas do mundo. Moatize tem um depósito de classe mundial estimado em 2,4 bilhões de toneladas, que permite a extração de carvão coqueificável e carvão energético. A iniciativa, disse Agnelli, atende a estratégia da Vale de buscar fontes de energia competitivas para efetivar seus projetos industriais.