Caemi compra mineradora por US$ 45 milhões
A jazida de Rio Verde, em Minas Gerais, tem 35 milhões de toneladas de minério de ferro
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
A Caemi anunciou, nesta sexta-feira (6/1), a compra de todos os ativos da Rio Verde Mineração, incluindo terrenos e máquinas, além de 35 milhões de toneladas de minério de ferro. A família Melo Lima, dona da Rio Verde, fechou o negócio em US$ 45 milhões.
A Rio Verde fica localizada no chamado quadrilátero ferrífero de Minas Gerais, a maior fonte do produto em todo o país. Em comunicado oficial, a Caemi afirmou que a aquisição está em linha com o planejamento de longo prazo da empresa "no tocante ao crescimento de produção e foca o atendimento do aumento da demanda por minério de ferro no mundo".
O minério de ferro passa por um período áureo no mercado internacional, com preços em alta. "Esse fato tem estimulado as fusões e aquisições no setor, sobretudo a compra de pequenas mineradoras pelas grandes empresas do setor", diz Germano Mendes de Paula, professor da Universidade Federal de Uberlândia. De 2000 a 2004, a participação das três maiores empresas de minério de ferro do mundo passou de 58% para 74%.
Sendo Mendes de Paula, o minério de ferro é um produto de alta procura, mas existem poucas jazidas disponíveis no mundo atualmente. "Resta às grandes empresas olhar para as mineradoras de pequeno porte, como a Rio Verde", explica o professor.