Negócios

Lucro trimestral da Petrobras é o segundo maior da história

Mas produção ficou estável, enquanto os custos aumentaram 6%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

O lucro líquido da Petrobras no terceiro trimestre é o segundo maior na história das empresas de capital aberto no Brasil, segundo a consultoria Economática. Entre julho e setembro, a estatal de energia acumulou 5,49 bilhões de reais, abaixo apenas dos 5,77 bilhões de mesmo período do ano passado, obtidos também pela Petrobras.

O resultado da estatal significa um avanço de 43% em relação ao segundo trimestre e, conforme a empresa, foi "fortemente influenciado pelo crescimento da demanda do mercado interno" . Em nota à imprensa, a Petrobras explica que o aumento da demanda interna superou o incremento da produção doméstica e ocasionou o crescimento das importações em 9%, tanto de óleo como de derivados. O volume total das vendas no mercado interno cresceu 6% e associado ao <a href=http://portalexame.com/economia/conteudo_51459.shtml><u>reajuste de preços</u></a> da gasolina e do diesel, rendeu um avanço de 7% na receita operacional líquida, para 29,07 bilhões de reais.

A produção total de derivados no Brasil e em plantas da Petrobras no exterior ficou estável em 1,763 milhões de barris diários, enquanto os custos aumentaram 6% (<a href=http://portalexame.com/edicoes/819/economia/conteudo_41056.shtml><u>leia reportagem de EXAME sobre o desempenho da estatal em plena escalada das cotações internacionais de petróleo</u></a>). O lucro bruto somou 12,02 bilhões de reais, 8% superior ao trimestre imediatamente anterior.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Após crise de R$ 5,7 bi, incorporadora PDG trabalha para restaurar confiança do cliente e do mercado

Após anúncio de parceria com Aliexpress, Magalu quer trazer mais produtos dos Estados Unidos

Mais na Exame