Negócios

Lucro do Carrefour cai 22% em 2015, a 980 milhões de euros

A queda no lucro veio com a contabilização de despesas líquidas no total de 257 milhões de euros, geradas principalmente por custos de reestruturação


	Carrefour: a queda no lucro veio com a contabilização de despesas líquidas no total de 257 milhões de euros
 (Fernando Camino/Getty Images)

Carrefour: a queda no lucro veio com a contabilização de despesas líquidas no total de 257 milhões de euros (Fernando Camino/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de março de 2016 às 08h27.

Paris - O grupo varejista francês Carrefour divulgou hoje que teve lucro líquido de 980 milhões de euros (US$ 1,08 bilhão) em 2015, 22% menor que o ganho de 1,25 bilhão de euros obtido no ano anterior.

A queda no lucro veio com a contabilização de despesas líquidas no total de 257 milhões de euros, geradas principalmente por custos de reestruturação em vários países.

O lucro operacional recorrente do Carrefour, por outro lado, subiu 2,4% no ano passado, a 2,45 bilhões de euros, impulsionado pelo crescimento dos negócios na Europa e em países emergentes.

O executivo-chefe do Carrefour, Georges Plassat, assumiu o comando do varejista em 2012 para liderar um plano de recuperação, após anos de vendas em queda e de erros estratégicos cometidos por seus antecessores. Em seu primeiro ano, Plassat reduziu a presença global do Carrefour, encerrando as operações em vários países.

Na França, Plassat concentrou esforços na reformulação da imagem do Carrefour, ao reduzir promoções e manter preços baixos ao longo de todo o ano. Ao mesmo tempo, o grupo investiu na reforma de lojas na Europa.

Em 2016, o Carrefour pretende fazer investimentos de 2,5 bilhões de euros a 2,6 bilhões de euros.

O varejista também informou que irá propor dividendo de 0,70 euro por ação, ante 0,68 euro por ação no ano passado. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:CarrefourComércioEmpresasEmpresas francesasEuropaLucroSupermercadosVarejo

Mais de Negócios

11 franquias mais baratas do que viajar para as Olimpíadas de Paris

Os planos da Voz dos Oceanos, nova aventura da família Schurmann para livrar os mares dos plásticos

Depois do Playcenter, a nova aposta milionária da Cacau Show: calçados infantis

Prof G Pod e as perspectivas provocativas de Scott Galloway

Mais na Exame