Negócios

Lucro da Glencore cai e previsão de investimento é reduzida

Resultado fraco foi influenciado pela baixa dos preços de metais e do petróleo


	Mina de carvão da Glencore: empresa obtém cerca de um quarto de seu lucro com a negociação de commodities
 (Glencore via Bloomberg)

Mina de carvão da Glencore: empresa obtém cerca de um quarto de seu lucro com a negociação de commodities (Glencore via Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2015 às 08h43.

Joanesburgo - A mineradora e trader de commodities Glencore divulgou queda de 29 por cento no seu lucro do primeiro semestre nesta quarta-feira, resultado influenciado pela baixa dos preços de metais e do petróleo, e disse que o investimento no ano que vem deve ser inferior ao deste ano.

A Glencore, cuja divisão de trading forneceu até recentemente algum isolamento do tumulto global das commodities que afetou outras mineradoras, disse que o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ficou em 4,6 bilhões de dólares.

A empresa disse na semana passada que reduziria o investimento de 2015 a 6 bilhões de dólares ante a faixa de 6,5 bilhões a 6,8 bilhões de dólares anunciada em fevereiro. Nesta quarta, afirmou que o investimento do ano que vem não deve ultrapassar 5 bilhões de dólares.

A Glencore, baseada na Suíça e listada em Londres, disse neste mês que assumirá um encargo de 790 milhões de dólares por ativos de petróleo no Chade devido à queda expressiva dos preços da commodity.

A Glencore obtém cerca de um quarto de seu lucro com a negociação de commodities, o que permitiu a ela resistir anteriormente um pouco melhor que as mineradoras à acentuada queda dos preços do petróleo e de metais.

Acompanhe tudo sobre:CommoditiesMineradorasPreços

Mais de Negócios

Com BYD e Huawei, cresce presença de marcas chinesas em Dubai

Booking.com é multado em R$ 2,5 bi por práticas desleais à concorrência na Espanha

WePink inaugura primeira franquia nos Estados Unidos em plano de expansão internacional

Em busca de IA e receita diversificada, Eclipseworks adquire nScreen e projeta R$ 30 mi em 2024

Mais na Exame