Lucro da Engie Brasil quase dobra no segundo trimestre

Resultado foi positivamente impactado por fatores como o aumento da capacidade instalada e do preço médio líquido de venda

A elétrica Engie Brasil Energia registrou lucro líquido de 765,8 milhões de reais no segundo trimestre de 2020, avanço de 98,7% em relação a igual período do ano passado, informou a companhia nesta quinta-feira.

Segundo comunicado divulgado pela empresa, o resultado foi positivamente impactado por fatores como o aumento da capacidade instalada e do preço médio líquido de venda, a maior quantidade de energia vendida e efeitos não recorrentes relacionados ao ganho de ações judiciais e indenizações.

A empresa também citou ganho de equivalência patrimonial sobre o lucro da Transportadora Associada de Gás (TAG). A Engie Brasil e a canadense CDPQ adquiriram fatia de 90% da Petrobras na TAG no ano passado, e anunciaram em julho um acordo para a aquisição dos 10% restantes.

Os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) totalizaram 1,43 bilhão de reais no trimestre, alta de 36,1% na comparação anual, disse a companhia.

"Esse resultado é fruto, sobretudo, dos impactos no Ebitda, além da elevação da receita financeira", afirmou em nota o diretor financeiro da Engie Brasil, Marcelo Malta.

A receita operacional líquida da elétrica somou 2,69 bilhões de reais, avanço de 23,4% no ano a ano, enquanto a dívida líquida foi reduzida em 5,3% na comparação com o segundo trimestre de 2019, a 10,77 bilhões de reais.

No front das vendas, a empresa --controlada pela francesa Engie-- destacou que o crescimento do volume comercializado foi motivado especialmente pela geração da UTE Pampa Sul, que entrou em operação em 2019.

O preço líquido médio de venda no trimestre foi de 195,79 reais por megawatt-hora (MWh), valor 3,1% superior ao verificado em igual período do ano passado.

A empresa considerou que, mesmo em meio à pandemia de coronavírus, as vendas de energia foram consistentes.

"Seguimos empenhados e focados na nossa estratégia de longo prazo... As obras nos novos ativos avançaram, lançamos produtos e ainda demos andamento ao processo de aquisição de participação acionária adicional na TAG", disse o diretor-presidente da Engie Brasil, Eduardo Sattamini.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.