Exame Logo

Lojas Americanas é condenada por obrigar cliente a limpar o chão

De acordo com a ação, o funcionário da loja teve conduta “agressiva e desarrazoada”

Lojas Americanas (Raul Junior/Site Exame)

Karin Salomão

Publicado em 19 de julho de 2018 às 16h36.

Última atualização em 19 de julho de 2018 às 17h17.

São Paulo – A Lojas Americanas foi condenada por ter humilhado e obrigado uma cliente a limpar o chão de uma loja.

A juíza do 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Santa Maria, no Distrito Federal, condenou a empresa Lojas Americanas S.A. ao pagamento de 3 mil reais por danos morais causados à consumidora. De acordo com a ação, o funcionário da loja teve conduta “agressiva e desarrazoada”.

Veja também

A autora da ação narrou que, enquanto fazia compras em uma das lojas da companhia, sua neta de cinco anos urinou no chão e, por isso, pediu a uma das funcionárias um pano para que pudesse limpar a urina. Inicialmente, a funcionária falou que ela não precisaria se preocupar.

Porém, após pagar suas compras, a autora da ação relatou ter sido abordada pelo segurança da loja, que exigiu que ela limpasse o chão e entregou um pano e um rodo à sua nora, que a acompanhava na ocasião.

A consumidora, então, pegou seu celular para gravar a situação quando levou um tapa no braço do mesmo segurança, para impedi-la de filmar. Ela inicialmente pediu pagamento de 7 mil reais a título de danos morais.

Na sentença, a juíza destacou que “o funcionário apresentou um comportamento agressivo e desarrazoado, levando em conta que o infortúnio se deu por ação involuntária de uma criança de cinco anos, ainda sem condições fisiológicas de conter suas necessidades. A empresa não pode compactuar com tal comportamento”.

Quanto ao valor da indenização, a magistrada argumentou que “o valor deve ser fixado com parcimônia, de forma a compensar a vítima pela ofensa praticada, bem como evitar que tais condutas sejam repetidas pela parte requerida”.

Ainda cabe recurso da sentença.A Lojas Americanas informa que não comenta sentenças judiciais.

Acompanhe tudo sobre:AmericanasIndenizações

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame