Negócios

Inteligência Artificial no mundo corporativo: Como a IA está transformando e impactando empresas

Você não vai querer ficar de fora da maior tendência de negócios

Izabela Anholett, CTO da EXAME e Bruno Leonardo, VP de Educação Corporativa da EXAME (Exame/Exame)

Izabela Anholett, CTO da EXAME e Bruno Leonardo, VP de Educação Corporativa da EXAME (Exame/Exame)

Mariana Tirelli
Mariana Tirelli

Produtora de Conteúdo na Exame Corporate Education

Publicado em 16 de agosto de 2023 às 08h12.

Última atualização em 17 de agosto de 2023 às 11h44.

Amy Lynn Webb - futurista americana, fundadora e CEO do Future Today Institute - ressaltou durante South by Southwest (SXSW) deste ano: Nós não podemos ser espectadores de trends. 

As inteligências artificiais chegaram para ficar. Mas elas ainda não revolucionaram o trabalho - e quem não se adaptar rapidamente, vai ficar para trás. 

Segundo pesquisa realizada pelo Cetic.BR|Nic.br, 22% das pequenas empresas e 39% das grandes já utilizam IA em seus processos. Os benefícios são muitos: desde otimização de processos até o desenvolvimento de estratégias mais assertivas.

Como a IA pode ajudar sua empresa

1. Automatização de tarefas

A IA consegue automatizar uma ampla gama de tarefas rotineiras e repetitivas, liberando tempo precioso para que os profissionais se concentrem em atividades mais complexas e estratégicas. Com a automatização, é possível reduzir o tempo gasto em processos burocráticos e direcionar esforços para iniciativas de maior valor.

2. Análise de dados em grande escala

Com a capacidade de processar e analisar grandes volumes de dados em alta velocidade, a IA permite que as empresas tomem decisões baseadas em dados de forma mais eficiente. Os gestores podem utilizar a IA para analisar informações sobre desempenho, engajamento dos funcionários, rotatividade e outros indicadores-chave, obtendo insights valiosos para aprimorar suas estratégias de gestão de pessoas.

3. Previsão de tendências

A IA é capaz de identificar padrões e tendências emergentes nos dados, permitindo que os gestores respondam de forma proativa às mudanças do mercado. Ao antecipar demandas futuras as empresas podem se preparar adequadamente, evitando lacunas de competências e garantindo uma força de trabalho capacitada e alinhada com os objetivos estratégicos.

A Witseed, plataforma de streaming de educação corporativa da EXAME, por exemplo, utiliza Inteligência Artificial para indicar outros cursos com base nos cursos já concluídos pelo aluno, analisando gostos e tendências.

4. Redução de erros

A IA pode ajudar a minimizar os erros humanos, melhorando a precisão e a qualidade do trabalho realizado. Com a automatização de tarefas e a análise precisa de dados, é possível reduzir falhas operacionais e garantir processos mais eficientes e confiáveis. 

Esse texto, inclusive, contou com a ajuda do ChatGPT e do Grammarly para ser revisado, poupando pelo menos 1 hora de trabalho.

5. Personalização do atendimento ao cliente

Através do aprendizado de máquina, a IA pode personalizar a experiência do cliente. Com a capacidade de compreender e responder às necessidades individuais dos clientes, é possível aprimorar a satisfação e a retenção. 

Mas atenção, como Miguel Fernandes, CTO da Witseed by Exame, ressalta: “Como qualquer solução de tecnologia, não basta você construir. Você tem que medir e aprender para que você possa construir de novo e melhor." 

Mesmo com o uso de IAs, é necessário acompanhar os indicadores de performance de perto, para garantir que não há nenhum ponto a ser otimizado. E a Exame pode te ajudar nisso:

Enquanto a IA agiliza pontos como os citados acima, o seu time pode desenvolver outras habilidades, como a Wheaton - líder nacional no fornecimento de embalagens de vidro para os segmentos de Perfumaria e Cosméticos e Farmacêutico - fez: Em 10 meses, a Witseed, braço corporativo realizou um treinamento para o time estratégico da Wheaton com foco no desenvolvimento da capacidade analítica dos profissionais, somando mais de mil horas de treinamento.

A Exame reuniu as melhores estratégias para inserir a inteligência artificial nas empresas e criou uma capacitação in company personalizada e especializada.

A experiência, completamente customizável, garante alinhamento direto com Diretores e Recursos Humanos para produzir em conjunto o conteúdo da capacitação, construindo as métricas de sucesso e expectativas de cada organização. Além de proporcionar experiências significativas para que seus colaboradores possam aproveitar ao máximo o tempo valioso para aprender de fato, em vez de apenas ficarem lendo apresentações de slides, resolução de cases ou tirando dúvidas.

Os modelos de treinamento variam de acordo com o tempo: é possível escolher entre uma palestra com foco em insights poderosos com um especialista em IA da EXAME ou uma capacitação intensiva, com conhecimentos práticos e ferramentas para alavancar o poder da IA na sua empresa. 

Para inscrever sua empresa, basta acessar o link a seguir e falar com um dos especialistas da Exame: clique aqui.

Acompanhe tudo sobre:branded-content

Mais de Negócios

Lembra dela? TecToy volta a apostar no mercado game e lança computador, acessórios e até jogos

Giovanna Antonelli, Caio Castro, Deborah Secco e mais: conheça franquias com sócios famosos

Faturamento de R$ 5,4 milhões? Veja as franquias mais rentáveis do Brasil e como investir nelas

Essa fintech acaba de captar R$ 8 milhões para ajudar brasileiros a investir no exterior

Mais na Exame