Governo pede esclarecimentos sobre segurança do Kinder Ovo no Brasil
O caso surge após a Bélgica fechar fábrica da Kinder no país na semana passada diante de um surto de salmonella. No Brasil, há produção própria
Da Redação
Publicado em 13 de abril de 2022 às 09h39.
Última atualização em 13 de abril de 2022 às 16h56.
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou a italiana Ferrero Rocher sobre a situação do chocolate Kinder Ovo no Brasil.
As informações são da revista VEJA e do jornal O Globo.
O caso surge após a Bélgica fechar fábrica da Kinder no país na semana passada diante de um surto de salmonella, enquanto outros países também têm recolhido os produtos das prateleiras. O grupo Ferrero também estendeu o "recall" para EUA e Argentina na ocasião, mas a medida não chegou ao Brasil.
O Brasil não está envolvido no recall porque a Ferrero tem produção própria, segundo informou a companhia.
O pedido da Senacon acontece diante do caso na Europa, segundo a secretaria.
"No país europeu, o fabricante Ferrero realizou o recall e retirou os produtos das prateleiras dos estabelecimentos para evitar a contaminação de outras pessoas. Segundo a Food Standards Agency (FSA), da Grã-Bretanha, o recall afeta os ovos Kinder Surprise simples e múltiplos", afirmou a Senacon.
Com a palavra, a Ferrero
A Ferrero informou em nota à EXAME que:
"A Ferrero Brasil informa que ainda não recebeu qualquer notificação oficial da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão que integra o Ministério da Justiça, sobre possíveis esclarecimentos em relação a episódios de intoxicação por salmonella em produtos da Kinder Europa e destaca que recebeu, a partir da imprensa, a informação sobre o caso.
Estamos em constante contato com as autoridades em todos os países em que operamos. No Brasil, a Ferrero entrou em contato voluntariamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esclarecendo os fatos e colocando-se à disposição para quaisquer informações adicionais.
A Ferrero reitera que o recall voluntário que vem sendo realizado em outros países refere-se apenas a produtos das linhas Kinder Surprise, Kinder Mini Eggs, Kinder Surprise Maxi 100g e Kinder Schokobons fabricados em Arlon, Bélgica. Estes produtos não são vendidos pela Ferrero no Brasil, portanto não há que se falar em retirada destes itens do país.
Lamentamos esta situação. A segurança dos alimentos, a qualidade e o cuidado estão em nossa essência desde a fundação da empresa. Este sério episódio atinge o cerne do que defendemos e tomaremos todas as medidas necessárias para preservar a total confiança de nossos consumidores".