Exame Logo

Gol encomenda mais cinco aeronaves à Boeing

Segundo a empresa, pedidos visam à ampliação das operações em rotas internacionais pela América do Sul

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

A Gol encomendou à Boeing mais cinco aeronaves 737-800 Next Generation. Em julho, a empresa já havia ampliado seu contrato para até 101 aeronaves (entre encomendas efetivas e opções de compra), transformando-o no maior acordo já selado entre a fabricante americana e uma companhia latino-americana. Com a nova encomenda, o número de pedidos firmes da Gol subiu para 65 aparelhos, que deverão ser entregues entre 2006 e 2012. A Gol conta, atualmente, com 40 aviões 737 da Boeing.

"A compra das aeronaves aponta para o crescimento da atuação da Gol na América do Sul, baseada no modelo de baixo custo", afirma o vice-presidente de tecnologia da empresa, David Barioni. "Este acordo também permitirá que a Gol se torne, dentro de cinco ano, uma das maiores companhias aéreas de baixo custo do mundo", diz. A Gol começou a operar rotas internacionais no final de 2004. Em outubro, a taxa de ocupação de seus vôos internacionais era de 74,3%, semelhante à dos vôos domésticos.

Veja também

Para sustentar a expansão dos negócios sem perder o modelo que a popularizou, a Gol conta, entre outros elementos, com modificações no projeto das aeronaves que encomendou. Uma delas é a instalação de aerofólios na ponta das asas (conhecidos como winglets), que melhoram o fluxo de ar pela asa e reduzem em até 4% o consumo de combustível, viabilizando vôos mais longos sem a necessidade de escalas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame