Gurus ensinam sobre gestão de pessoas em 10 minutos
Seleção de vídeos do programa "Guru em 60 segundos" responde dúvidas cruciais sobre contratações, demissões e gestão de equipes
Da Redação
Publicado em 27 de maio de 2013 às 11h26.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h35.
São Paulo – Gestão de pessoas não costuma ser uma atividade fácil – é preciso se preocupar com a motivação dos funcionários, com contratações , demissões e muitas outras questões que tiram o sono de gestores em qualquer canto do mundo. O programa “ Guru em 60 segundos ”, de EXAME.com, traz sugestões rápidas e sucintas para líderes que buscam aprender mais sobre os diversos aspectos da gestão. Confira a seleção, com 10 edições do programa que reúnem reflexões de Vicente Falconi , César Souza e Cláudio Galeazzi no que tange a gestão de pessoas.
O empresário e especialista em recuperação de companhias, Claudio Galeazzi, afirma que todo gestor deve ter um lado professor. “O bom gestor tem de saber dividir sua experiência com a equipe, caso contrário ele nunca terá abaixo dele pessoas qualificadas”, diz Galeazzi.
“Planejamento, metas e feedback são apenas alguns dos elementos essenciais que uma empresa tem de estabelecer em seu cotidiano para fazer com que seus funcionários cresçam e busquem resultados”, reflete o especialista em gestão, Vicente Falconi.
O consultor em gestão, César Souza, diz o que é necessário para que seu trabalho e sua equipe caminhem em harmonia e de maneira bem sucedida. “É preciso ter paixão pelos clientes para ser um vendedor melhor”, completa Souza.
O especialista em gestão, Vicente Falconi, aborda a importância em ter uma equipe diversificada e focada nos mesmos objetivos.
“Eu costumo dizer que são os clientes que admitem e demitem os funcionários numa empresa”, afirma o consultor em gestão, César Souza. Souza diz que alguns cortes na equipe não dependem apenas do gestor, e sim da demanda que a companhia possui. Neste contexto, muitas vezes é necessário enxugar a equipe, independentemente de sua qualidade.
O empresário e especialista em recuperação de companhias, Claudio Galeazzi, afirma que o funcionário procrastinador não sobrevive muito tempo numa corporação. “Aquele funcionário que é enrolador acaba desgastando sua relação com os demais colegas e é reconhecido logo como uma maçã podre”, diz Galeazzi.
"Existem funcionários que trabalham como malucos e, mesmo assim, não conseguem entregar seus resultados”. A afirmação é do empresário e especialista em recuperação de companhias, Claudio Galeazzi, que faz uma reflexão sobre a postura a ser tomada com profissionais que não cumprem suas metas.
O consultor de empresas e especialista em gestão, Vicente Falconi responde à questão que habita o universo de muitos empresários: quando demitir um funcionário?
“Já demiti muitas pessoas durante a minha carreira e este é um processo muito doloroso”, afirma o empresário e especialista em recuperação de companhias, Claudio Galeazzi. Para ele, é necessário sempre deixar bem claro os motivos da demissão e ressaltar também as qualidades do funcionário.
“Foi-se o tempo no qual marcas tradicionais eram garantia de sucesso de um produto”, afirma o consultor em gestão, César Souza, que explica o novo universo de consumo, que está mais volátil e virtual.
Mais lidas
Mais de Negócios
Azeite a R$ 9, TV a R$ 550: a lógica dos descontaços do Magalu na Black Friday20 frases inspiradoras de bilionários que vão mudar sua forma de pensar nos negócios“Reputação é o que dizem quando você não está na sala”, reflete CEO da FSB HoldingEXAME vence premiação de melhor revista e mantém hegemonia no jornalismo econômico