Negócios

Gerdau compra terceira maior siderúrgica da Venezuela

Acordo foi fechado por 92,5 milhões de dólares

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

O Grupo Gerdau concluiu as negociações para comprar a Siderúrgica Zuliana CA (Sizuca), terceira maior produtora de aço da Venezuela. O acordo foi fechado por 92,5 milhões de dólares e envolve a aquisição da totalidade do capital da companhia. A empresa está localizada em Ciudad Ojeda, a 90 quilômetros de Maracaibo.

A Sizuca, produtora de vergalhões, é uma mini-mill - tipo de usina que funde aço a partir de sucata. Possui capacidade instalada para 300.000 toneladas anuais de aço e 200.000 toneladas de laminados. Sua produção é voltada sobretudo para o mercado venezuelano.

De acordo com a Gerdau, o negócio pretende explorar o forte crescimento da economia venezuelana. A empresa cita, por exemplo, a expansão de 10,3% do PIB do país no ano passado - taxa semelhante à de 2005. "A Venezuela possui uma economia em expansão e demanda interna crescente. Esse investimento representa um passo importante para o crescimento do Grupo Gerdau no continente americano", afirma o diretor-presidente da companhia, André Gerdau Johannpeter, em nota à imprensa.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

4 lições de gestão da Sodiê Doces para chegar aos R$740 milhões

Expansão, inteligência artificial e desafios: pesquisa revela cenário do franchising no Brasil

Natura, Casa Bauducco e mais: conheça as 25 melhores franquias de 2024, segundo a Bittencourt

Ela faliu cinco negócios antes de começar sua rede de supermercados – agora fatura mais de US$ 8 mi