Negócios

General Electric conclui a aquisição do laboratório Abbott

Grupo faz três aquisições em um período de duas semanas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A General Electric (GE) fechou um acordo de 8,13 bilhões de dólares pela compra da Abbott Laboratories. A manobra faz parte da estratégia do presidente da empresa de redobrar os investimentos nos negócios líderes, desde aviação até saúde.

De acordo com o americano The Wall Street Journal, as duas companhias confirmaram a transação, que deve ser concluída no primeiro semestre e ainda depende de aprovação das agências regulatórias.

A aquisição marca a entrada da GE no diagnóstico "in vitro", ou testes de laboratório. Para a Abbott, a unidade tinha um crescimento mais lento que os outros negócios da empresa. O setor engloba os exames de sangue e urina para doenças como câncer e Aids. A Siemens também entrou no mercado em 2006, comprando a unidade de diagnósticos da Bayer por 5,3 bilhões de dólares.

A unidade negociada da Abbott teve vendas de 2,5 bilhões de dólares no último ano. Em 2001, a GE adquiriu também a britânica Amersham, especializada em diagnóstico molecular. A maior parte das vendas anuais em saúde de 17 bilhões de dólares do grupo americano é proveniente de equipamentos de diagnóstico, como máquinas de raio-x, ultrassom e ressonância magnética.

Na segunda-feira (15/1) a GE comprou a unidade aerospacial do Smiths Group por 4,8 bilhões de dólares, com a intenção de expandir seus negócios de aviação, além de motores e instrumentação eletrônica. Também na última semana, o grupo anunciou um acordo de compra da fabricante de equipamentos para petróleo e gasolina, Vetco Gray, por 1,9 bilhão de dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Booking.com é multado em R$ 2,5 bi por práticas desleais à concorrência na Espanha

WePink inaugura primeira franquia nos Estados Unidos em plano de expansão internacional

Em busca de IA e receita diversificada, Eclipseworks adquire nScreen e projeta R$ 30 mi em 2024

Maior empresa de mídia do RS, Grupo RBS conclui reorganização societária

Mais na Exame