Negócios

Funcionários da Iberia iniciam nova greve

Os trabalhadores protestarem contra o plano de ajuste da companhia, que prevê 3.807 demissões

Funcionários da Iberia em greve protestam no aeroporto de Málaga, na Espanha. O banner diz: "Não às demissões na Península Ibérica. Pare a colonização britânica" (REUTERS / Jon Nazca)

Funcionários da Iberia em greve protestam no aeroporto de Málaga, na Espanha. O banner diz: "Não às demissões na Península Ibérica. Pare a colonização britânica" (REUTERS / Jon Nazca)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de março de 2013 às 07h38.

Madri - Os funcionários da Iberia começaram na segunda-feira uma nova série de greves de cinco dias para protestarem contra o plano de ajuste da companhia, que prevê 3.807 demissões.

Um total de 1.280 voos foi cancelado nesse período pela Iberia, Iberia Express, Vueling e Air Nostrum. A maioria dos passageiros foi realocada em voos de outras transportadoras.

A Iberia, que cancelou 431 voos nesta semana, disse que acomodou 95 por cento dos 40 mil passageiros afetados pela greve.

Não houve incidentes relevantes no começo da greve nos aeroportos da Espanha, segundo representantes da Iberia e do gestor aeroportuário Aena.

A Iberia e os representantes dos trabalhadores chegaram a acordo em 21 de fevereiro para aceitar um mediador na disputa trabalhista, mas os sindicatos disseram que manteriam as paralisações e a companhia afirmou que continuaria com as demissões em massa.

As greves contra o plano de ajuste começaram em 22 de fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:Aviaçãocompanhias-aereasGrevesIberiaSetor de transporte

Mais de Negócios

Eles saíram do zero para os R$ 300 milhões em apenas três anos

Conheça a startup que combina astrologia e IA em um app de namoro

Eles querem ajudar médicos recém-formados a resolver as finanças – e acabam de captar R$ 2 milhões

De atleta a dono de 60 restaurantes: lições de um empreendedor no mercado de franquias