Negócios

Forte concorrência deve prejudicar lucro da Nokia no 4o tri

Smartphones de ponta da Apple e Samsung estão fazendo a Nokia perder participação no mercado

Loja da Nokia vazia: antigos clientes estão correndo para Apple e Samsung (Divulgação)

Loja da Nokia vazia: antigos clientes estão correndo para Apple e Samsung (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de janeiro de 2011 às 10h35.

Helsinki - A Nokia deve reportar queda de lucro pelo terceiro trimestre consecutivo, enquanto enfrenta dificuldades para concorrer com os celulares inteligentes (smartphones) de ponta da Apple e Samsung Electronics, ao mesmo tempo em que perde participação no extremo mais barato do mercado.

Stephen Elop, que assumiu como presidente-executivo da Nokia em setembro, deve reportar queda de 24 por cento no lucro por ação, no quarto trimestre, para 19 centavos de euro.

O mercado de celulares se recuperou da queda sofrida em 2009, quando a desaceleração na economia mundial atenuou a demanda pelos aparelhos mais recentes. Este ano, a demanda por smartphones como o iPhone 4 e o Samsung Galaxy S disparou.

A Apple anunciou na noite de terça-feira que vendeu 16,2 milhões de iPhones no quarto trimestre, 86 por cento mais que no ano anterior e seu maior total de vendas trimestrais, e antecipava que a demanda continuaria forte.

"Outro trimestre espetacular para o iPhone é um claro sinal de demanda, mas a força da Apple claramente terá repercussões para outras empresas que estão lutando para ganhar força no segmento mais caro do mercado, que é extremamente competitivo e no qual existe excesso de oferta", disse Geoff Blaber, analista da CCS Insight.

A Nokia não lança um smartphone de sucesso desde o N95, que chegou ao mercado em 2006, antes que a Apple começasse a oferecer celulares.

"O N95 foi um grande sucesso. Mas desde então eles vêm enfrentando dificuldades", disse Michael Walkley, analista da Canacord. "O novo presidente-executivo está enfrentando desafios na ponta mais cara e na ponta mais barata do mercado. Nesta última, a pressão é muito forte."

A fatia de mercado da Nokia na Índia se reduziu à metade, em prazo de alguns poucos trimestres. A empresa controla cerca de 30 por cento desse vasto mercado, de acordo com o grupo de pesquisa Gartner, ante uma participação de mercado próxima dos 60 por cento no ano anterior.

"Continuamos preocupados quanto a questões de participação no mercado de celulares baratos, devido a concorrência local em mercados emergentes como Índia, Oriente Médio e África," afirmaram os analistas do UBS em nota de pesquisa.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasIndústrias em geralEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaTecnologia da informaçãoEmpresas coreanasIndústriaAppleSamsungNokiasetor-eletroeletronicoCompetição

Mais de Negócios

'O fim da taxa das blusinhas é a destruição do varejo nacional', diz fundador da Havan

Taxa da blusinha: ‘É uma grande vitória para o consumidor’, diz CEO da Shein no Brasil

Fim da 'taxa das blusinhas' vai custar empregos no varejo brasileiro, diz CEO da Dafiti

Este biólogo vai faturar milhões com aparelho que promete acabar com incêndios florestais