Negócios

Filial da Danone na China é acusada de corrupção de médicos

A filial chinesa da Danone foi acusada de corrupção por um jornal da China, país que investiga empresas farmacêuticas e de laticínios


	Iogurtes da Danone: filial chinesa teria feito pagamentos a mais de 100 médicos para estimular vendas de medicamentos, diz jornal
 (Divulgação)

Iogurtes da Danone: filial chinesa teria feito pagamentos a mais de 100 médicos para estimular vendas de medicamentos, diz jornal (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2013 às 14h11.

Pequim - A filial chinesa da Danone, Nutricia, foi acusada nesta quarta-feira de corrupção por um jornal da China, país que investiga empresas farmacêuticas e de laticínios.

"A Nutricia fez pagamentos ilegais em grande escala a mais de 100 médicos em 14 hospitais em Pequim para estimular as vendas de medicamentos", afirma o 21st Century Business Herald, que cita provas divulgadas por um funcionário dos hospitais envolvidos.

Os subornos chegariam a 300.000 iuanes (49.000 dólares) pagos a médicos em dois hospitais e a vales que davam direito a reembolsos, segundo a mesma fonte.

A imprensa estatal acusou na semana passada a outra filial da Danone, a fabricante de leite infantil Dumex, de ter subornado autoridades de hospitais chineses com 10.000 iuanes cada para que fornecessem seus produtos aos recém-nascidos.

A Danone se comprometeu a verificar as denúncias, mas seu escritório na China não pôde ser contactado para comentar as acusações contra a Nutricia.

As autoridades chinesas investigam desde agosto diferentes indústrias por concorrência desleal após uma série de escândalos e detenções.

A polícia prende pelo menos 20 funcionários do laboratório britânico GlaxoSmithKline desde julho.

Em agosto, as autoridades chinesas anunciaram multas a empresas de produtos lácteos, entre eles a Dumex, de mais de 100 milhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCorrupçãoDanoneEmpresasEmpresas francesasEscândalosFraudesMédicos

Mais de Negócios

COP29: Lojas Renner S.A. apresenta caminhos para uma moda mais sustentável em conferência da ONU

Ele quase devolveu o dinheiro aos investidores, mas conseguiu criar um negócio que vale US$ 100 mi

Com chocolate artesanal amazônico, empreendedora cria rede de empoderamento feminino

Na maior Black Friday da Casas Bahia, R$ 1 bilhão em crédito para o cliente