Negócios

Fiat separa divisão de automóveis dos outros negócios

Objetivo é dar mais clareza estratégica para cada unidade de negócio

Linha de produção: fábrica da montadora Fiat em Betim, Minas Gerais (.)

Linha de produção: fábrica da montadora Fiat em Betim, Minas Gerais (.)

Tatiana Vaz

Tatiana Vaz

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

São Paulo - O conselho de administração da Fiat aprovou hoje (21/7) uma divisão parcial mediante a qual o grupo transferirá a uma nova sociedade seus negócios de veículos industriais, maquinário agrícola e de construção e de motores e transmissão.

Chamada de Fiat Industrial Spa, a nova divisão deve começar a vigorar em janeiro de 2011, segundo comunicado da companhia. O novo braço de negócios ficará separado das unidades automobilísticas e de componentes, que incluem a Fiat Automóveis, Ferrari, Maserati, Magneti Marelli, Teksid, Comau e FPT Powertrain Tecnologia.

As sociedades serão cotadas em bolsa separadamente e terão seus próprios órgãos diretivos e conselhos de administração. De acordo com a empresa, a divisão dará uma "claridade estratégica e financeira" aos diferentes negócios, que poderão se desenvolver de maneira independente.

A mudança fará com que o patrimônio da Fiat Automóveis tenha uma redução de 750 milhões de euros. Por outro lado, o capital da Fiat Spa poderá atingir 913 milhões de euros.

A medida havia sido anunciada pela companhia em abril e agora espera a aprovação da assembléia de acionistas, agendada para 16 de setembro.
 

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaEmpresasEmpresas italianasFiatIndústriaIndústrias em geralMontadoras

Mais de Negócios

As 15 cidades com mais bilionários no mundo — e uma delas é brasileira

A força do afroempreendedorismo

Mitsubishi Cup celebra 25 anos fazendo do rally um estilo de vida

Toyota investe R$ 160 milhões em novo centro de distribuição logístico e amplia operação