Negócios

Fiat registra alta no lucro, mas suspende dividendos

A montadora italiana divulgou nesta quarta-feira que teve lucro líquido de 388 milhões de euros no quarto trimestre de 2012


	As vendas da Fiat na Itália estão no pior nível em 33 anos e a empresa planeja usar suas fábricas no país para exportar veículos de suas marcas premium para os EUA e outros mercados
 (Kevork Djansezian/Getty Images)

As vendas da Fiat na Itália estão no pior nível em 33 anos e a empresa planeja usar suas fábricas no país para exportar veículos de suas marcas premium para os EUA e outros mercados (Kevork Djansezian/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Roma - A montadora italiana Fiat divulgou nesta quarta-feira que teve lucro líquido de 388 milhões de euros no quarto trimestre de 2012. O lucro após as participações minoritárias ficou em 102 milhões de euros, uma alta de aproximadamente 137% na comparação com o mesmo período de 2011, quando somou 43 milhões de euros.

Já o lucro comercial, que é o lucro operacional menos itens extraordinários, saltou 30%, para 987 milhões de euros. A receita no quarto trimestre cresceu para 21,78 bilhões de euros. Analistas esperavam que o lucro após minoritários ficasse em 141,75 milhões de euros e o lucro comercial fosse de 1,04 bilhão de euros. Por volta das 12h55 (horário de Brasília) as ações da Fiat caíam 0,98% na Bolsa de Milão.

Segundo a Fiat, as fortes vendas no Brasil e nos Estados Unidos, onda a italiana é a controladora da Chrysler, ofuscaram o fraco desempenho da Europa.

"As condições na área do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), na América Latina e na Ásia-Pacífico continuam a dar suporte para as projeções de 2013 e, embora os mercados europeus continuem a apresentar níveis significativos de incertezas, o grupo confirma suas previsões para 2013", disse a empresa em comunicado.

As vendas da Fiat na Itália estão no pior nível em 33 anos e a empresa planeja usar suas fábricas no país para exportar veículos de suas marcas premium para os EUA e outros mercados.

A montadora também afirmou que seu conselho administrativo aprovou a suspensão do pagamento de dividendos, em função do desejo de manter um alto nível de liquidez. O grupo também citou certas restrições na capacidade da Chrysler de pagar dividendos. A empresa, na qual a Fiat tem uma fatia de 58,5%, divulgou seus resultados mais cedo. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:BalançosEmpresasEmpresas italianasFiatLucroMontadoras

Mais de Negócios

11 franquias mais baratas do que viajar para as Olimpíadas de Paris

Os planos da Voz dos Oceanos, nova aventura da família Schurmann para livrar os mares dos plásticos

Depois do Playcenter, a nova aposta milionária da Cacau Show: calçados infantis

Prof G Pod e as perspectivas provocativas de Scott Galloway

Mais na Exame