Chrysler 300: empresa começará a produção comercial do motor "FIRE" (Scott Olson/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 10 de janeiro de 2011 às 13h49.
Roma - A Fiat aumentou sua participação no conjunto de acionistas do grupo automobilístico americano Chrysler, de 20% para 25%, informou nesta segunda-feira a companhia italiana em comunicado.
Este aumento de presença da Fiat na Chrysler ocorre depois de alcançar o primeiro dos objetivos assumidos no acordo de aliança estratégica mundial que as empresas fecharam em junho de 2009 e que prevê um eventual aumento da participação até 35%.
"A Chrysler Group emitiu uma carta de compromisso irrevogável ao Departamento do Tesouro dos Estados Unidos com a qual declara que recebeu as autorizações regulamentares necessárias e que começará a produção comercial do motor FIRE em sua fábrica de Dundee", em Michigan (EUA), diz a nota.
"Por conseguinte, a parcela de participação da Fiat aumentou automaticamente como estava previsto no acordo operacional", prossegue o texto.
O acordo entre os grupos contempla a possibilidade de que a Fiat chegue progressivamente aos 35% das ações da Chrysler e que, dessa forma, o grupo americano se recupere da quebra declarada em abril de 2009.