Fiat alcança lucro líquido de 1,6 bi de euros em 2011

O cálculo inclui a aquisição em junho da participação majoritária na americana Chrysler

Roma - O grupo automobilístico italiano Fiat obteve lucro líquido de 1,6 bilhão de euros em 2011, incluindo a aquisição em junho da participação majoritária na americana Chrysler, frente ao superávit de 220 milhões do ano passado, informou nesta quarta-feira a empresa.

No quarto trimestre, a Fiat ganhou 265 milhões de euros, na comparação com os 153 milhões de euros do mesmo período do ano passado.

Fiat explicou que sobre o lucro de 2011 influem 1 bilhão de euros derivados da avaliação da participação na Chrysler. Se excluídos os componentes atípicos e o efeito fiscal, o lucro líquido teria sido de 684 milhões de euros.

A automobilística italiana anunciou em 21 de julho o aumento de sua participação na Chrysler em até 53,5% e se transformou na acionista majoritária da companhia de Detroit. Fiat comprou 6% que estava na mão do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos e 1,5% do Governo canadense.

Já o lucro ordinário da Fiat em 2011 foi de 2,3 bilhões de euros, número que recua para 1,04 bilhão se for descontada a atividade da Chrysler.

A receita do novo grupo consolidado Fiat-Chrysler no exercício 2011 foi de 59,5 bilhões de euros, 66% a mais do que no ano passado, quando foram 35,8 bilhões de euros. O grupo italiano atingiu, excluído a Chrysler e os demais negócios, 28 bilhões de euros.

A receita da Ferrari foi de 2,3 bilhões de euros, 17,3% mais do que em 2010, enquanto a da Maserati foi 588 milhões de euros, em linha com os resultados do ano anterior. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.