Negócios

Dúvidas de trabalho

Dois exemplos de colunas de Randy

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

Trabalho numa pequena empresa ponto-com que está desenvolvendo um serviço para daqui três ou cinco meses.

Fui convidado para trabalhar numa ponto-com bem maior, e durante nossas conversas percebi que eles vão lançar um serviço similar em dois meses, dizimando aquele que meu empregador atual quer oferecer. Ainda não assinei nenhum papel com a empresa maior. Devo contar à minha empresa sobre os planos da outra?

C.M., Austrália

Você deveria alertar seu empregador atual sobre essa poderosa ameaça que paira no horizonte. Isso poderia impedir que seu chefe perdesse muito dinheiro e ajudaria seus colegas a manter o emprego. A não ser que os entrevistadores tenham especificamente pedido confidência, você está livre para discutir o assunto. Eles certamente sabem onde você trabalha.

Se você planeja mudar para a empresa maior, pode ser tentado a guardar essa informação para si mesmo, em vez de ajudar o que será em breve um rival. No entanto, enquanto trabalha na empresa menor, você deve ter consideração pelo seu destino. De qualquer modo, se a empresa grande é tão poderosa, não sofrerá muito se você advertir seu atual chefe. Considere ainda a pequena possibilidade de que a grande empresa não tenha chegado nem perto de ter o novo serviço pronto e esteja usando você para levar desinformação às linhas inimigas e fazer seu chefe desistir da batalha.

Depois de uma queixa de um de meus alunos, e sem nenhuma investigação, perdi meu emprego como professor de tênis de um colégio. Como não achava que esse episódio representasse meu desempenho, não coloquei esse emprego no meu currículo. Quando já trabalhava havia dois meses em outro colégio, a diretora de atletismo me demitiu por causa da omissão. Ela foi ética?

D.M., Nova York

Não são as atitudes da diretora que você deveria questionar, mas as suas. Um currículo é encarado como um documento acurado de sua história profissional e educacional. À medida que a sua carreira progride, você pode deixar de lado empregos menos importantes para manter o currículo no tamanho convencional, mas não para esconder episódios dúbios. Se você teve um tratamento brusco na escola anterior, isso é algo para esclarecer na entrevista de emprego, não para eliminar de sua história.

Embora a demissão pareça uma punição exagerada, é impossível para mim, de fora, determinar se você foi, de fato, mandado embora por causa de seu currículo ou por outras razões não declaradas. No entanto, você estaria em melhores condições de discutir isso se não tivesse mentido.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Após crise de R$ 5,7 bi, incorporadora PDG trabalha para restaurar confiança do cliente e do mercado

Mais na Exame