Disney assume controle da maior produtora de cinema da Índia

Grupo americano adquiriu o controle da UTV, que também é a maior produtora de TV do país; empresa indiana vai deixar a bolsa

Nova York - A Walt Disney Company adquirirá uma participação que lhe permitirá assumir o controle da UTV, a maior produtora de cinema e televisão da Índia, para reafirmar sua posição no lucrativo mercado do país asiático.

A Disney não revelou os detalhes financeiros da operação, mas indicou em comunicado em seu site que os acionistas da UTV deram sinal verde e a empresa deixará de cotar na Bolsa de Mumbai.

O presidente da divisão internacional da empresa americana, Andy Bird, destacou que a compra 'aumentará o alcance e a presença de nossa marca em um mercado-chave onde poderemos oferecer uma ampla gama de conteúdo à segunda maior população do mundo'.

'A expectativa é que nossa classe média aumente de 50 milhões para 500 milhões de pessoas até 2025. Este mercado tem um enorme potencial', ressaltou o diretor-executivo da UTV, Ronnie Screwvala.

A Disney controlará desta maneira a maior produtora de cinema do país e distribuirá seus filmes e os de Bollywood para uma indústria cinematográfica que compete com Estados Unidos e China para ser a maior do mundo em volume de produções.

A UTV é a maior produtora de conteúdos para cinema e televisão na Índia, onde possui seis canais a cabo, e seus programas, longas-metragens e séries são transmitidos em outros 27 canais de 20 países da região.

A empresa asiática também comanda o negócio de jogos para telefones celulares e Internet no Sul da Ásia.

Após o anúncio da operação, as ações da Disney subiam hoje 1,75% na metade do pregão na Bolsa de Nova York, onde a empresa desvalorizou-se 0,75% nos últimos 12 meses. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.