EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.
O balanço da empresa de energia CPFL no quarto trimestre mostrou uma queda de 22,2% no lucro líquido acumulado no ano em comparação ao mesmo período de 2007. Às 17h12, as ações ordinárias da empresa estavam praticamente estáveis, com pequena baixa de 0,06%.
Os números vieram abaixo das expectativas da corretora Link Investimentos, já que apresentaram ainda fraco crescimento do volume de vendas, aumento nos custos e nas despesas financeiras. E as perspectivas para o trimestre atual ainda são negativas.
"Olhando para frente, do lado da receita, acreditamos que a fraca performance dos clientes industriais, devido ao desaquecimento da economia, ainda pode impactar negativamente o resultado do primeiro trimestre", reforçou.
Segundo a equipe, o aumento dos custos, por sua vez. deve ser compensado nos próximos resultados com reajustes tarifários positivos. Além disso, a maior parte da geração de caixa vem da atividade de distribuição, o que pesa a favor da companhia.
Os analistas ressaltaram, porém, que a cautela deve ser mantida em curto prazo, enquanto houver desaceleração econômica. No setor, "preferimos ações com fluxo de caixa mais estável, como AES Tietê e Transmissão Paulista", afirmaram. A Link recomenda a compra das ações da CPFL, com preço-alvo de 46 reais.