Negócios

Conselho não é de graça

No primeiro ano, desde o início do Plano Real, em que a remuneração dos executivos brasileiros cresceu menos que a inflação, a recém-concluída pesquisa de salários da consultoria Hay aponta uma categoria que teve, em média, 70% de aumento de salário: os presidentes de conselhos de administração. Não poderia haver melhor evidência de que as […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h27.

No primeiro ano, desde o início do Plano Real, em que a remuneração dos executivos brasileiros cresceu menos que a inflação, a recém-concluída pesquisa de salários da consultoria Hay aponta uma categoria que teve, em média, 70% de aumento de salário: os presidentes de conselhos de administração.

Não poderia haver melhor evidência de que as grandes empresas estão, finalmente, começando a levar a sério essa história de governança corporativa. O incremento salarial dos presidentes de conselhos, medido entre junho de 2002 e maio de 2003, se explica pelo aumento da demanda por esse tipo de executivo. O melhor exemplo recente é a contratação do ex-ministro da Fazenda Pedro Malan pelo Ponto Frio. "Além disso, a base salarial era muito baixa", diz Leonardo Viegas, conselheiro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Os conselheiros externos -- normalmente contratados para verificar estratégias e contabilidade da empresa -- tiveram aumento médio de 30%. Para os não-conselheiros, o ano não foi tão bom assim: a remuneração de presidentes de empresas subiu 16,4%. Os outros executivos tiveram aumento de 13%, em média. A inflação medida pelo INPC nos 12 meses avaliados foi de 20,4%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo

De trailer usado a negócio de US$ 500 mil: a cafeteria móvel que virou caso de gestão lucrativa