Negócios

Conselheiro vê risco em redução de quadro da Petrobras

Representante dos trabalhadores disse ver com preocupação a possibilidade de redução do quadro de funcionários da companhia

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2014 às 17h20.

Priorizar nos meus resultados Google

Rio - O representante dos trabalhadores no conselho de administração da Petrobras, José Maria Rangel, disse nesta sexta-feira, 17, ver com preocupação a possibilidade de redução do quadro de funcionários da companhia.

Segundo ele, a saída de funcionários, especialmente experientes, aumenta a insegurança operacional e o risco de acidentes na empresa, especialmente na área operacional.

A estatal anunciou nesta sexta um programa de desligamento voluntário (PDV), que poderá contemplar até 8,5 mil empregados.

"Existe uma certa mentalidade na empresa, da qual discordo, que tem gente sobrando, e que é preciso um rearranjo interno", disse.

Rangel, também líder do sindicato de petroleiros do Norte Fluminense, diz que o número insuficiente de funcionários nas áreas operacionais é parte da causa de cinco incêndios que ocorreram nos últimos dois meses em instalações da companhia.

"Certamente aumenta o risco. Vamos perder pessoas com muita experiência na indústria. O desligamento precisa ser gradativo".

Os sindicalistas dizem que os funcionários em alguns casos trabalham muitas horas seguidas, sob estresse, e não têm que os renda para participar de treinamentos.

Rangel disse que ainda não foram informados os detalhes do programa de desligamento. Segundo a FUP, os detalhes serão informados em 11 de fevereiro, mas a saída será gradual. A empresa não garantiu a reposição de funcionários, com exceção de áreas operacionais.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoIndústria do petróleogestao-de-negociosIndústriaCombustíveisConselhos de administração

Mais de Negócios

O ex-vendedor de souvenir que é dono de 11 parques, cuida do zoológico de SP e fatura R$ 400 milhões

O que levou a Irani ao topo do Melhores e Maiores da EXAME

Recebíveis: como comprar com mais prazo e vender com garantia

Serendipidade estratégica: como construir uma rede capaz de gerar novas oportunidades