Conheça a trajetória do Skype antes da Microsoft
Companhia de serviço de voz acumula prejuízos desde 2007 e, agora, foi adquirida pela Microsoft por US$ 8,5 bilhões
Daniela Barbosa
Publicado em 10 de maio de 2011 às 20h01.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h34.
São Paulo - Um capítulo muito importante e talvez definitivo foi escrito pelo Skype e pela Microsoft, nesta terça-feira (10/5). O anúncio da venda da empresa de voz para companhia de Bill Gates, por 8,5 bilhões de dólares, pode ser o final feliz do Skype. Para a Microsoft , a compra da plataforma vai permitir que a companhia se torne uma marca ainda mais atuante e reconhecida na internet. Na foto, Kurt DelBene, da Microsoft, e Neil Stevens, do Skype, executivos selam acordo entre as companhias. Veja a seguir a história do Skype.
O Skype é um software que foi desenvolvido por Niklas Zennstrom e Janus Friis, mesmo criadores do site de compartilhamento de música pela internet Kazaa. Criada no início de 2003, a ferramenta permite que usuários da internet façam chamadas de voz e vídeos para qualquer lugar do mundo usando o computador. O grande diferencial da plataforma é o preço atrativo do serviço. Alguns serviços são oferecidos gratuitamente aos usuários do Skype. O Skype está disponível em quase 30 idiomas e presente em quase todos os países do mundo.
Em 2005, a plataforma, que já fazia sucesso em boa parte do mundo, foi vendida para o eBay pelo valor de 2,6 bilhões de dólares. Considerada uma ferramenta experimental, na época, a empresa continuou a ser administrada por um de seus fundadores: Niklas Zennstrom. Anos depois, o eBay afirmou que havia pagado muito pela plataforma de voz e mostrou certo arrependimento pelo negócio.
Niklas Zennstrom, co-fundador do Skype, deixa o cargo de CEO na companhia. O eBay acumula despesas com o Skype que somam mais de 1,4 bilhão de dólares. O valor é mais que a metade do montante gasto pelo eBay dois anos antes.
Os fundadores do Skype, Niklas Zennstrom e Janus Friis, processam o eBay por direitos intelectuais. A justiça determina que os fundadores detenham 14% na empresa de voz. Ainda em 2009, o eBay vende para um grupo de investidores de tecnologia 70% da sua participação na companhia. O negócio, na época, foi avaliado em 2,7 bilhões de dólares.
Em meados de 2010, o Skype cogita abrir capital e levantar cerca de 1 bilhão de dólares com a oferta pública de ação. O IPO, no entanto, é adiado para mudanças na diretoria da empresa. Em outubro de 2010, Tony Bates, ex- executivo da Cisco Systems, é contratado para ser o CEO do Skype. Bates entra no lugar de Joshua Silverman, que desde 2008 ocupava o cargo. Bates decide adiar o IPO. No ano de 2010, o Skype acumulou dívidas de longo prazo de mais de 685 milhões de dólares. Segundo balanço da companhia, no período, a empresa registrou prejuízos de quase 7 milhões de dólares e receita de 860 milhões de dólares, Na foto, Tony Bates.
Rumores no mercado afirmam que a Microsoft e também o Facebook estariam interessados em comprar o Skype. Na disputa, a Microsoft consegue levar a melhor e comprar a companhia de voz por 8,5 bilhões de dólares. O negócio foi avaliado pelo mercado como um dos mais agressivos já feitos pela Microsoft.