Negócios

Coca-Cola transforma fabricantes autorizados em sócios

Nova empresa cuidará do segmento de bebidas não-alcoólicas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Coca-Cola assinou nesta segunda-feira (09/10) uma joint venture com 17 franqueados da marca no Brasil para cuidar da área de bebidas sem gás. A nova empresa comandará as marcas de sucos Kapo e Minute Maid Mais, o energético Burn, a linha de chás prontos Nestea e o achocolatado Kapo.

Esta é a primeira sociedade da Coca no país, desde sua chegada em 1942. O projeto, que estava em discussão desde 2005, seguiu o modelo padrão de negócios do Sistema Coca-Cola, no qual os fabricantes cuidam da produção e da distribuição e a Coca das marcas e do controle de qualidade. Neste modelo, a Coca considera seus parceiros como sócios. Por isso, eles ficaram responsável por 50% do capital.

A nova empresa terá um modelo de gestão compartilhado. O conselho terá 12 cadeiras, sendo sete delas ocupadas por representantes dos engarrafadores e cinco pela companhia. O conselho de administração será presidido por Carlos Lohmann, presidente da Rio de Janeiro Refrescos - fabricante autorizado da Coca-Cola Brasil no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A Coca-Cola e seus 17 grupos de fabricantes brasileiros empregam diretamente mais de 34 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 310 mil empregos. Juntos, eles faturam 3,7 bilhões de reais.

Só no Brasil, nos últimos cinco anos, foram investidos mais 3,5 bilhões de reais no segmento de bebidas não-alcoólicas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Os planos da Voz dos Oceanos, nova aventura da família Schurmann para livrar os mares dos plásticos

Depois do Playcenter, a nova aposta milionária da Cacau Show: calçados infantis

Prof G Pod e as perspectivas provocativas de Scott Galloway

Há três meses, marca de hair care Braé lançou produtos para magazines que já são 10% das vendas

Mais na Exame